Mais informações

NOVASKI, M. A. et al. Estruturação de um novo serviço em empresa projetista. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 14., 2012, Juiz de Fora. Anais... Juiz De Fora: ANTAC, 2012.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 2 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 2
Índice h: 1  
Co-autores: 5

Resumo

O Programa de Desenvolvimento Gerencial para Empresas de Projeto (PDGEP), tambémconhecido como “Soluções para Empresas de Projeto”, foi criado a partir de uma iniciativa daLinha de Pesquisa em Gestão de Projetos, do Departamento de Engenharia de ConstruçãoCivil da Escola Politécnica da USP. A proposta deste artigo é apresentar como uma empresade projeto de esquadrias de alumínio, participante do PDGEP, estruturou e inseriu o serviçode fiscalização de obras e fornecedores em seu escopo de trabalho utilizando alguns passos dagestão estratégica. Primeiramente, a demanda foi identificada e a viabilidade do serviço foianalisada por meio de análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats). Nasequência, iniciou-se a fase de testes referente à prestação do serviço, que consistiu em suadivulgação apenas aos clientes cujo projeto de esquadrias estava sendo desenvolvido pelaprópria empresa. Posteriormente, o novo serviço foi implementado, ampliando a área deatuação da empresa, sendo oferecido em conjunto com o desenvolvimento do projeto etambém à parte, como vistoria/ consultoria. A análise SWOT somada às estratégias definidaspara a implementação do serviço possibilitou melhor entendimento sobre o potencial daempresa (em termos de recursos financeiros, humanos, infraestrutura), as necessidades domercado e, consequentemente, contribuíram para a inserção do serviço ao escopo de trabalhoda empresa projetista. O método de pesquisa adotado foi a pesquisa-ação.

Abstract

The “Managerial Development Program for Design Offices (PDGEP)”- also known as“Management Solutions for Design Offices”- was created from an initiative of the ResearchGroup on Design Management, an integral group from the Civil Construction Department -Escola Politécnica, University of Sao Paulo. The aim of this paper is to show how a designfirm of aluminum facades design, which is a participant of PDGEP, structured andintroduced the site and supplier inspection as a new service of their scope of work by usingstrategic planning. First, the demand was identified and the availability of introducing thisservice was analyzed by using the SWOT analysis (Strengths, Weaknesses, Opportunities eThreats). After that, the test phase was started, which consisted in the divulgation of theservice solely to the clients to whom the projects of aluminum facades were being developedby the firm. Finally, the new service was fully implemented. Currently, the new service isoffered to regular clients or to non-clients as a consulting service. Strategic planning andSWOT analysis made possible a better understanding over the office’s potential (in itsfinancial, human resources, and infrastructure aspects); the market needs and, therefore, contributed to inserting the service in the firm's activities. The adopted research method wasresearch-action.
-