Mais informações

SCHULER, Andrea; DAL MOLIN, Denise. Argamassas com adição de microssílica: estudo de suas propriedades como material para reforço e recuperação de estruturas de concreto armado. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 2., 1993, Florianópolis. Anais... Florianópolis: ANTAC, 1993. p. 107-116.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 3 (Com arquivo PDF disponíveis: 2)
Citações: 1
Índice h: 1  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

A partir dos resultados de um programa experimental que vêm sendo desenvolvido em convenio pela UFRGS/Elveco Engenharia/FAPERGS que estuda a possibilidade de utilização de argamassas com adições de microssilica em reparos e reforços de estruturas de concreto armado, este trabalho se propõe a fazer uma avaliação da viabilidade da tecnologia considerando os dados obtidos até então. São apresentados os resultados de ensaios que avaliaram as propriedades mecânicas da argamassa na situação que se propõe e aspectos de sua durabilidade, buscando-se não só a sua caracterização mas também uma análise do seu desempenho como material para reparos e reforços estruturais. A análise destes resultados, em especial dos que estão relacionados com a durabilidade do reforço ou reparo executado com a argamassa, permite que se considere esta técmca como uma boa solução para a recuperação de estruturas avariadas. Estruturalmente adequada, a técnica demonstra desempenho superior em aspectos que.se relacionam com a durabilidade do reparo ou reforço, fato importante a se considerar na concepção de uma estrutura que sofre uma intervenção.

Abstract

This work intends to evaluate the feasibility of an experimental programme designed to study the potentiality of using silica fume mortars for repairing reinforced concrete structures. The paper presents results derived from experiments aimed at evaluating the mechanical properties of the mortar as well as its performance, in terms of durability, when used as material for repairing structures. The results indicate this technique as a good solution for repairing damaged- structures. The technique demonstrates a superior performance with regard to aspects related to the durability of the repair.
-