Mais informações

PEGLOW, Jaqueline et al. Avaliação do conforto térmico de escola municipal de educação infantil em Pelotas/RS – ZB2. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 16., 2016, São Paulo. Anais... Porto Alegre: ANTAC, 2016.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 7 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

Este artigo relata um estudo de caso envolvendo o processo de avaliação do nível de conforto térmico de uma Escola Municipal para a educação Infantil (EMEI) em Pelotas/RS, vinculado ao Programa Proinfância, com projeto-padrão tipo C desenvolvido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), na periferia da cidade de Pelotas-RS, zona bioclimática 2. O projeto, inicialmente concebido para se utilizar sistema construtivo convencional, posteriormente foi ajustado para o sistema construtivo Wall System desenvolvido pela empresa MVC Componentes Plásticos Ltda. A simulação avalia e compara o nível de conforto térmico da EMEI com os dois sistemas construtivos com base em simulação termodinâmica, através do software Design Builder (versão 4.2.0.054). A análise dos resultados da simulação da EMEI foi baseada no modelo de conforto adaptativo da ASHRAE 55/2010. Posteriormente, foram testadas três medidas de otimização do nível de conforto térmico da edificação. Os resultados preliminares, relativos ao nível de conforto dos ambientes de permanência prolongada, indicam um baixo nível de conforto térmico e que o maior desconforto decorre do calor. Com base nas medidas de otimização do desempenho da edificação, os resultados evidenciaram a importância do projeto padrão estar adaptado ao contexto climático local. Palavras-chave: Conforto térmico. Desempenho térmico. Simulação termodinâmica. EMEI

Abstract

This article reports a case study involving the evaluation process of the level of thermal comfort of a Municipal School for Early Childhood Education under construction on the outskirts of the city of Pelotas/RS, bioclimatic zone 2, linked to Proinfância Program, with design standard type C developed by the National Development Fund Education, The project, initially designed to use conventional built system, was later set to the Wall System building developed by the MVC Plastic Components Company. The simulation evaluates and compares the level of thermal comfort of the building with two construction systems. The study reports the analysis of the thermal comfort of a Type C unit, based on thermodynamic simulation, through software Design Builder (version 4.2.0.054). The analysis of the building simulation results was based on the adaptive model ASHRAE comfort 55/2010. Later, were tested three optimization measures of the thermal comfort level of the building based on thermal insulation and absorptance coverage, in addition to sun protection system design for the window frames. Preliminary results for the level of comfort of long permanence environments indicate a low level of thermal comfort, the 50% MVC system and around 60% in the conventional system, and yet, that the greater discomfort comes from the heat. Based in performance optimization measures of building the MVC system reached 66.4% of thermal comfort compared to 62% in the conventional system. The results show the importance of the standard design to be adapted to the local climatic context. Keywords: Thermal Comfort. Thermal performance. Thermodinamic Simulation. EMEI
-