Mais informações

DISCHINGER, Marta; SAVI, Aline Eyng. Condições Espaciais e a Socialização de Crianças e Adolescentes em Situação de Risco: Estudo de Caso num Abrigo Institucional. In: NUTAU, 7., 2008, São Paulo. Anais... SÃo Paulo: USP, 2008. p. 1-9.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Com arquivo PDF disponíveis: 1)
Citações: 61
Índice h: 4  
Co-autores: 1

Resumo

O abrigo institucional assiste crianças e adolescentes, não implica em reclusão e salvaguarda o direito à saúde, educação, moradia e alimentação. Nele, a eliminação dos obstáculos arquitetônicos contribui para a diminuição da barreira invisível: o preconceito. Com o intuito de garantir (re)inclusão social, o objetivo é melhorar as condições ambientais de um abrigo para crianças e adolescentes, adequando-o ao conceito de Desenho Universal aplicado à institucionalização, que seria: prover o abrigado de um lar provisório, que promova qualidade de vida, sem exclusão. Foram aplicados: observação, levantamento arquitetônico, entrevistas e o “Jogo de Imagens e Palavras”. Todos os resultados visaram ambientar o abrigo conforme a idéia de lugar, livre de barreiras físicas e, principalmente sociais. O Desenho Universal mostrou-se fundamental para resgatar a participação do abrigado como sujeito ativo, protagonista da sua história. 

Abstract

Institutional shelters assist children and adolescents in their right to health, education, housing and food, but do not imply in their imprisonment. In institutional shelters, the elimination of architectural barriers can contribute to the reduction of an invisible barrier: prejudice. In order to promote social inclusion the aim is to improve shelters’ environmental conditions for children and adolescents, adapting these to Universal Design concepts applied to institutionalization; that is, to provide them with a temporary home that can assure quality of life, without exclusion. The following were applied: observation, architectural surveys, interviews and the “Images and Words Game”. All results aimed to design an institutional shelter as a place free of physical and social barriers. Universal Design proved to be essential to redeem the participation of children and adolescents as being active protagonists in their history.
-