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ANDRADE, Fabia Kamilly Gomes; CORDEIRO, Matheus Souza; LORDSLEEM JUNIOR, ALBERTO CASADO. Análise do desempenho acústico das vedações verticais em instituição de ensino. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 16., 2016, São Paulo. Anais... Porto Alegre: ANTAC, 2016. p. 1008-1019.
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Resumo

Este artigo objetiva avaliar as vedações verticais de salas de aula de instituição educacional em relação ao desempenho acústico, cuja metodologia contempla a coleta de dados em 26 salas de aula de 3 edifícios, conforme as especificações das normas ISO 16283-1 (ISO, 2014) e ISO 717-1 (ISO, 2013). A compilação dos dados foi realizada através do software dBBati e os resultados foram analisados comparativamente às referências internacionais (decreto-lei 96/2008 de Portugal, BB93 do Reino Unido, ANSI 12.60 dos EUA, AS/NZ 2107), bem como analisados em relação à geometria do ambiente e as esquadrias. Os resultados totalizaram 46 medições, sendo 17 para vedação interna e 29 para externa, cujos valores obtidos variaram de 41 até 49 dB e 22 até 34 dB, respectivamente. Pôde-se notar que 59% das vedações internas e 76% das externas possuem valores abaixo do desempenho mínimo exigido; além da influência direta das esquadrias no desempenho, considerando suas dimensões e abertura. Estes resultados indicam que parcela expressiva das vedações de sala de aula de uma instituição educacional não apresenta desempenho acústico satisfatório, o que pode comprometer a inteligibilidade da fala e o processo de aprendizagem dos alunos. Palavras-chave: Desempenho acústico. Vedações verticais. Salas de aula.

Abstract

This study aimed to evaluate the wall partitions of classrooms of an education institution as to acoustic performance, whose methodology includes data collection in 26 classrooms in three buildings, according to the specifications of standard ISO 16283-1 (ISO, 2014) and ISO 717-1 (ISO, 2013). The compilation of the data was performed using the dBBati software and the results were analyzed comparatively to international references (from Portugal, BB93 UK, ANSI 12.60 US, AS / NZ 2107); and analyzed in relation to the geometry of the environment and frames. The results amounted to 46 measurements, 17 for internal walls and 29 for external walls, which obtained values ranged from 41 to 49 dB and 22 to 34 dB, respectively. It might, therefore, to note that 59% of internal walls and 76% of foreign have values below the minimum required performance; beyond the direct influence of frames in performance, considering its size and openness. These results indicate that a significant portion of the classroom wall partitions of education institution has not acoustic performance suitable, which may compromise the intelligibility of speech and the process of learning students. Keywords: Acoustic performance. Walls partitions. Classrooms. 
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