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DURANTE, LUCIANE CLEONICE et al. Desempenho energoluminoso de salas de aula em latitude 15ºs. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 16., 2016, São Paulo. Anais... Porto Alegre: ANTAC, 2016.
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MARTA CRISTINA DE JESUS ALBUQUERQUE NOGUEIRA
Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 4 (Com arquivo PDF disponíveis: 2)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

LUCIANE CLEONICE DURANTE
Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 3 (Com arquivo PDF disponíveis: 1)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

A qualidade do espaço físico das salas de aula contribui para o processo de ensinoaprendizagem e o conforto visual é um fator relevante para realização das tarefas de leitura e escrita. Este estudo tem por objetivo apresentar proposta de abordagem integrada da luz natural e artificial, com vistas à melhoria do desempenho energoluminoso de uma sala de aula, localizada em latitude 15ºS. Por meio de realização de medições da iluminância natural, constatou-se que os níveis normativos só são atingidos nas proximidades das janelas baixas, ficando as demais regiões abaixo do nível recomendado. Foram elaboradas duas propostas para a iluminação artificial: a primeira, denominada convencional e, a segunda, que considerou a contribuição da luz natural e contemplou a independência dos circuitos de acionamento das luminárias. A partir de simulações computacionais, foi mapeada a distribuição das iluminâncias, sendo que na segunda proposta foi obtida economia de energia mensal de 50% em relação ao sistema existente, com maior qualidade e quantidade de luz na sala. Palavras-chave: Eficiência energética. Conforto visual. Iluminância.

Abstract

The physical space quality of the classroom contributes to the teaching-learning process and the visual comfort is an important factor to do tasks that involve reading and writing. This study aims to present a proposal for an integrative approach for natural and artificial light, in order to improve the energetic and luminous classroom performance, located at latitude 15ºS. By measurements of natural illuminance, it was found that the normative levels are only achieved near of low windows, leaving the remaining regions below the recommended level. Two proposals for artificial lighting system were prepared: the first, called conventional and the second, which considered the natural light contribution in the room and included the independence of the drive circuits of luminaires. Using computer simulations, the distribuition of illuminance was mapped. The second proposal was obtained monthly energy savings of 50% compared to the existing system, with higher quality and quantity of light. Keywords: Energy efficiency, visual comfort, illuminance. 
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