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RUPP, R. F. et al. Modelos de referência de edificações educacionais: definição de tipologias e determinação do desempenho energético. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 16., 2016, São Paulo. Anais... Porto Alegre: ANTAC, 2016.
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Resumo

No processo de simulação computacional de desempenho energético de edificações, um dos problemas recorrentes é a definição do modelo de edifício, o qual deve ser representativo da tipologia arquitetônica alvo de estudo. Este trabalho busca contribuir com a definição de modelos de referência de edificações educacionais. Os modelos foram definidos embasados em levantamentos de informações das edificações em base de dados de prefeituras e outros trabalhos, na base de dados de edifícios etiquetados pelo Inmetro por meio do RTQ-C e em pesquisas na internet. Três modelos de edificações educacionais foram definidos: Educação Infantil (área total=500m2, um pavimento), Ensino Fundamental/Médio (área total=2500m2, dois pavimentos) e Ensino Superior (área total=7000m2, quatro pavimentos). A influência do clima foi estudada por meio da localização dos modelos nas oito zonas bioclimáticas brasileiras e as informações foram simuladas segundo o Regulamento Técnico da Qualidade para o Nível de Eficiência Energética de Edificações Comerciais, de Serviços e Públicos (RTQ-C), que especifica requisitos para a avaliação do nível de eficiência energética de edificações comerciais, classificando-as entre A (mais eficiente) e E (menos eficiente). Os consumos de energia dos modelos foram determinados por meio do simulador S3E (Simulador de Eficiência Energética de Edificações) e apresentados neste documento. Palavras-chave: Consumo de energia. Eficiência energética. Edificações educacionais.

Abstract

In the process of computer simulation of energy performance of buildings, one of the recurring problems is the definition of the building model, which must be representative of the architectural typology (aim of study). This work seeks to contribute to the definition of reference models of educational buildings. The models were defined grounded in the building information surveys in city halls database and other work in buildings database labeled by Inmetro through RTQ-C and internet searches. Three models of educational buildings were defined: Early Childhood Education (total area=500m2, one floor), Elementary/Secondary (total area=2500m2, two floors) and Higher Education (total area=7000m2, four floors). The influence of climate was studied by placing the models in the eight Brazilian bioclimatic zones and the data were simulated according to the Technical Regulation on the Quality Level of Energy Efficiency of Commercial, Services and Public Buildings (RTQ-C), which specifies requirements for assessing the level of energy efficiency of commercial buildings, ranking them from A (most efficient) and E (less efficient). The energy consumption of the models were determined through S3E simulator (Energy Efficiency Simulator Building) and presented herein. Keywords: Energy consumption. Energy efficiency. Educational buildings. 1
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