Mais informações

GERSON, Helena Britto Passos; Razzante Filho, Gustavo Moacir. Utilizando o trabalho em equipe durante a aula. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMETRIA DESCRITIVA E DESENHO TÉCNICO, 15., INTERNATIONAL CONFERENCE ON GRAPHICS ENGINEERING FOR ARTS AND DESIGN, 4., 2001, São Paulo. Anais... São Paulo: ABEG, 2001. p. 368 - 373.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Com arquivo PDF disponíveis: 1)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 3 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 29
Índice h: 1  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

Este trabalho apresenta duas técnicas didáticas desenvolvidas pelo curso de Desenho Técnico da Escola de Engenharia Mauá - EEM, em que a aprendizagem é baseada no trabalho em equipe. A primeira técnica foi desenvolvida com o objetivo de conscientizar o estudante da importância da colocação correta de cotas em um projeto de Engenharia. A aula formal é substituída por um "jogo" que simula as atividades de equipes de projeto dentro de uma empresa, de modo que, o bom ou mau trabalho de uma equipe, afeta o resultado final de toda a empresa. Na segunda técnica, a aula expositiva é substituída por equipes que interagem dinamicamente entre si. As equipes devem ser capazes de formular perguntas sobre determinado tópico da matéria, responder às perguntas formuladas por outras equipes e corrigir perguntas e respostas de uma terceira equipe. As técnicas desenvolvidas mostram-se meios eficazes para estimular a aprendizagem significativa e o trabalho em equipe.
-