Mais informações

MARINS, K. R. C.; RIBEIRO, T. G.; SCARAZZATO, P. S. Recursos computacionais aplicados ao ensino do conforto térmico em arquitetura - ctca: conforto térmico, cálculo e análise. In: ENCONTRO LATINO AMERICANO DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 2., ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 5., 1999, Fortaleza. Anais... Fortaleza: ANTAC, 1999.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 2 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 11 (Com arquivo PDF disponíveis: 9)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

O objetivo do presente projeto, desenvolvido como parte da pesquisa de iniciação científica patrocinada pela FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - , foi a elaboração de um software de apoio ao ensino do conforto térmico em arquitetura, intitulado "CTCA - Conforto Térmico, Cálculo e Análise". A origem da pesquisa está vinculada à experiência acadêmica dos bolsistas, que na condição de alunos da graduação tomaram contato com a complexidade dos procedimentos envolvidos na análise do desempenho térmico de edificações e notaram a necessidade de uma ferramenta que pudesse facilitar o aprendizado e estimular os estudantes a exercitarem-se, assim como compreenderem aspectos conceituais.

Abstract

The goal of the present project, developed as a scientific initiation work sponsored by FAPESP - the Research Support Foundation of the State of Sao Paulo - was the development of a software tool to help the teaching of thermal comfort in architecture, titled "CTCA" (Thermal Comfort, Calculus and Analysis). The development of such project was stimulated by the academic experience of the students involved on this scientific initiation. They, in the condition of students of the undergraduate course, kept contact with the complexity of the procedures involved in the analysis of the thermal performance of buildings and noticed the necessity of a tool which could facilitate the learning and stimulate students to exercise and to comprehend conceptual aspects as well.
-