Mais informações

BITTENCOURT, Rosa Maria. Formação heterogênea dos alunos da disciplina de desenho técnico: um estudo de caso. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMETRIA DESCRITIVA E DESENHO TÉCNICO, 16., 2003, Santa Cruz do Sul. Anais... Santa Cruz do Sul, 2003.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 8 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

Os professores de Desenho têm consciência das dificuldades surgidas na prática didática decorrentes da formação dos ingressantes na universidade, sendo esta constituída por três grupos de alunos com distintas formações. Neste contexto o docente deve primeiramente saber diagnosticar suas reais condições para desenvolver suas atividades, traçando o perfil de sua turma. O trabalho apresenta o estudo realizado com a turma de Desenho Técnico e de Edificações do curso de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá – UNESP. Na primeira parte deste, abordam-se as técnicas e métodos de avaliação que auxiliam na realização do diagnóstico da turma. Na segunda parte, constam os resultados dos testes aplicados no início e no término do ano letivo, discuti-se sobre a validade da metodologia utilizada e as práticas didáticas mais utilizadas na disciplina de Desenho Técnico.

Abstract

The teacher of design have consciousness of the difficulties suggested in the educational practice of the formation of the beginners in the university, being this constituted by three groups of pupils with different formations. In this context the teacher must firstly to know to diagnosis its real conditions to develop its activities, tracing the profile of its group. The work presents the study carried through with the group of Design and Constructions of the course of Civil Engineering of the College of Engineering of Guaratinguetá – UNESP – and in the first part of this, approach the techniques and methods of evaluation that assist en the accomplishment of the diagnosis of the group. In the second part, the results of the testes applied in the beginning and in the ending of the school year, it was argued on the validity of the used methodology and the educational practices more used in discipline of Design.
-