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LORDSLEEM JUNIOR, Alberto Casado. Metodologia para capacitação gerencial de empresas subempreiteiras. Orientação de Mercia Maria Bottura de Barros.311f. Tese (Pós-graduação em Engenharia Civil) - Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.
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Resumo

A subcontratação de etapas construtivas tem se consolidado no mercado brasileiro de construção de edifícios, constituindo-se, hoje, numa das principais estratégias de competitividade. As construtoras objetivam enxugar as suas atividades contratando parte da obra junto às prestadoras de serviços – as subempreiteiras - como forma de solucionar os problemas decorrentes da dificuldade de controle do trabalho, dos custos e dos prazos de execução dos serviços; bem como, na busca por operários mais especializados. No entanto, as dificuldades internas de organização enfrentadas pelas empresas subempreiteiras na prestação de serviços às construtoras têm demonstrado a necessidade de mudanças daquelas empresas. Desse modo, vale questionar: como se organizar? como atender adequadamente às exigências que têm sido colocadas pelas empresas contratantes? Buscando vencer esses desafios, este trabalho apresenta uma metodologia para a capacitação gerencial de empresas subempreiteiras, contribuindo, assim, para orientar a condução das ações de organização das empresas que estão buscando desenvolver um processo construtivo, objetivando alterar as características organizacionais e gerenciais com vistas à evolução do atual processo tradicional. Essa metodologia é baseada num bem sucedido trabalho piloto de capacitação realizado com um grupo de subempreiteiras, na análise da bibliografia pesquisada e numa pesquisa de estudo de casos, e por isso, a sua implantação por empresas subempreiteiras tem grande potencial de fazer evoluir essas organizações.

Abstract

Subcontracting has been an approach increasingly adopted to run building construction activities. Once they hire subcontractors, the main contractors expect to gain advantages such as: controlling site jobs, reducing job costs and duration and having more skilled workers available. Despite the importance of this approach, some problems have been observed in the relationship between subcontractors and the main contractor, mainly because the contractors themselves want the forecast benefits to come true. The main issues are: what points subcontractors have to improve in their organization and which actions they have to implement in their companies. To meet these challenges, this paper proposes a methodology to help subcontractors improve their companies, allowing them to provide more confident services to the building construction environment. This methodology is based upon a successful pilot capacitation work carried out with a group of subcontractors, on the analysis of the references researched besides a research of case studies; therefore, its implementation by subcontractor companies presents a good potential to make these organizations evolve.
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