Mais informações

Gouveia, Anna Paula Silva; BERNARDI, Núbia. Espaço e lugar no ensino do projeto arquitetônico. In: SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE ENSINO EM PROJETO DE ARQUITETURA, 2003, Natal. Anais... Natal: UFRN, 2003.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 13 (Com arquivo PDF disponíveis: 5)
Citações: 16
Índice h: 3  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

O trabalho descreve uma etapa da disciplina do primeiro semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unicamp, em 2003. Destacam-se, além da questão do espaço público e privado, o programa de necessidades, as condicionantes do sítio e do entorno. Estes parâmetros aliados a determinantes propedêuticas resultaram numa experiência didática relevante, cujo tema é Espaço Cultural. A composição estereométrica se deu a partir da articulação de volumes regulares, e das especificações do terreno: cotas e curvas de nível, ruas e respectivos fluxos, norte e escala. O programa de necessidades foi elaborado de forma simplificada em conjunto com a classe. O exercício foi realizado em três semanas e por um grupo de três alunos. A forma deveria informar o uso do espaço, e pelo menos um percurso, do público ao totalmente privado, deveria estar detalhado na maquete. Os resultados mostraram capacidade objetiva de crítica e análise dos dados, aliada à surpreendente rapidez de síntese. O objetivo foi alcançado, pois os alunos compreenderam a qualificação do espaço arquitetônico enquanto lugar, e neste contexto, a importância da precisão das informações nas quais se baseia o estudo preliminar.

Abstract

This paper describes an introductory discipline of the Architecture Course at the State University of Campinas in Brazil. In the first semester of 2003 the first Theory and Design Class of the course developed a design project on the theme of public and private space. The discipline is structures on increasingly complex small projects which culminate on the discussion of the implications of public and private space in a design of a cultural center. A simple architectural program was developed with the students. The preparations culminated in the design of simple regular shaped volumes, on a lot where students had to be aware of sun orientation and of a topographical inclination. The design was developed by groups of three students during a period of three weeks. In the final presentation the groups had to indicate the path leading from a public to a private space. The final results showed that students had a capacity to analyze data and to develop rapidly the synthesis of form. The purpose was achieved, the students have understood the architectural space qualification as a place, and on that matter, the importance of information accurate in which is based the preliminary study.
-