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BERNARDI, Núbia. A aplicação do conceito do desenho universal no ensino de arquitetura : o uso de mapa tatil como leitura de projeto. Orientação de Doris C. C. K. Kowaltowski.340 pTese de doutorado Documento em PDF.
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Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 13 (Com arquivo PDF disponíveis: 5)
Citações: 16
Índice h: 3  
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Resumo

Esta pesquisa aborda a aplicação do conceito do Desenho Universal no ensino do projeto de arquitetura. O objetivo geral do trabalho é aplicar uma metodologia de ensino de projeto arquitetônico que remeta a projetos qualitativos na questão da inclusão espacial. A revisão da literatura concentra-se em métodos de projeto, experiências de ensino em arquitetura e meios de comunicação apropriados para um processo de projeto participativo. Esta pesquisa adota como metodologia os preceitos da simulação/modelagem combinada com um estudo de caso. A modelagem foi feita em mapas táteis, construídos em escala e passíveis de manipulação, tendo sido investigados como instrumentos de leitura de projeto e apresentados de maneira inovadora no processo de ensino. É dada ênfase à interação entre alunos e voluntários com baixa visão através das possibilidades, potencialidades e dificuldades de participação durante o processo. Os voluntários foram divididos em grupos com diferentes afinidades visuais e fizeram análises de projetos arquitetônicos através da manipulação destes mapas (desenvolvidos por alunos de arquitetura e engenharia civil). Questionam-se também as formas tradicionais de comunicação (desenhos, maquetes, desenhos elaborados no computador) que são utilizadas no ensino do projeto arquitetônico, inserindo como novo elemento a participação de indivíduos com diferentes habilidades visuais. Concluiu-se que a metodologia aplicada obteve resultados positivos e que a inserção dos conceitos de acessibilidade no ensino de projeto arquitetônico deve adotar um conjunto de parâmetros. A pesquisa mostrou-se didaticamente eficiente ao incorporar a participação do usuário durante processo de ensino de projeto e permitiu reflexões sobre o significado do espaço arquitetônico e sua utilização a partir de outros referenciais perceptivos. Os resultados demonstram que o processo de projeto deve ocorrer de forma participativa e que novas formas de comunicação são necessárias. As investigações realizadas contribuem para a melhoria do ensino de projeto arquitetônico e vislumbram a formação de novos profissionais com atitudes sensíveis às diversidades dos usuários e fundamentadas no conceito do Desenho Universal para estimular projetos com qualidade arquitetônica reconhecida.

Abstract

The application of Universal Design (UD) principles to the built environment has had an important impact on users, ensuring their quality of life. Most countries, including Brazil, laws and regulations exist to improve accessibility of users with various disabilities and turn environments more inclusive. However, creating a 100% accessible environment is still a challenge. The profession needs to adopt new attitudes, based on the UD principles. The design process must change as well, to communicate design intentions to potential users with disabilities. This thesis presents a study of a design teaching method, which includes UD principles and reflects on users with visual impairment as subjects of investigation. A literature review concentrates on design methods, architectural teaching experiences and means of communication, appropriate for a participatory design process. Tactile maps were investigated as an innovative tool in such a process. The goal of this study was to develop new communication instruments to include the visually impaired into the design process and improve the quality of designs as a whole. The investigation started from the premise that spatial orientation is of extreme importance even for the blind and needs to be addressed in new and innovative ways in architectural design education. Role playing as a means of bringing students closer to the issues of users with disabilities was shown to be insufficient and a collaborative design process increased student’s sensibility. The research was based on a design class which included a group of participants with low vision. Designs were evaluated, focusing on spatial perception and orientation of such users through tactile maps. Braille and large-scale fonts were used for text communication with the group of the visually impaired. The spatial perception which the different means of communication and the actual space can transmit, were measured through a questionnaire and all designs were evaluated by the participants. Design students of two courses, Architecture and Civil Engineering, learned new and innovative ways of designing, improved their perception of user needs and were challenged to create design communication media, as well as learned to design in a participative process. The results of this study showed that the design process, when users with various deficiencies are involved, must change. New ways of communicating design solutions are_necessaries and design education must include the UD concepts to ensure that future professionals have new and deeper attitudes towards users and are able to create high quality environment.
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