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BERNARDI, Núbia; KOWALTOWSKI, Doris C. C. K. A aplicação do conceito do desenho universal no ensino de arquitetura: considerações sobre o uso de instrumentos de leitura de projeto. ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 10., 2009, Natal, RN.
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Número de Trabalhos: 13 (Com arquivo PDF disponíveis: 5)
Citações: 16
Índice h: 3  
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Número de Trabalhos: 10 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 5
Índice h: 1  
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Resumo

Esta pesquisa aborda a aplicação do conceito do Desenho Universal no ensino do projeto de arquitetura. O objetivo geral do trabalho foi aplicar uma metodologia de ensino de projeto arquitetônico que remetesse a projetos qualitativos na questão da inclusão espacial. A pesquisa adotou como metodologia os preceitos da simulação/modelagem combinada com um estudo de caso. A modelagem foi feita em mapas táteis, construídos em escala e passíveis de manipulação, tendo sido investigados como instrumentos de leitura de projeto e apresentados de maneira inovadora no processo de ensino. Foi dada ênfase à interação entre alunos e voluntários com baixa visão através das possibilidades, potencialidades e dificuldades de participação durante o processo. Os voluntários foram divididos em grupos com diferentes afinidades visuais e fizeram análises de projetos arquitetônicos através da manipulação destes mapas (desenvolvidos por alunos de arquitetura e engenharia civil). Concluiu-se que a metodologia aplicada obteve resultados positivos e que a inserção dos conceitos de acessibilidade no ensino de projeto arquitetônico deve adotar um conjunto de parâmetros, que o processo de projeto deve ocorrer de forma participativa e que novas formas de comunicação são necessárias. As investigações realizadas contribuem para a melhoria do ensino de projeto arquitetônico e vislumbram a formação de novos profissionais com atitudes sensíveis às diversidades dos usuários e fundamentadas no conceito do Desenho Universal para estimular projetos com qualidade arquitetônica reconhecida.

Abstract

The application of Universal Design (UD) principles to the built environment has had an important impact on users, ensuring their quality of life. The profession needs to adopt new attitudes, based on the UD principle, but creating a 100% accessible environment is still a challenge. This research presents a study of a design teaching method, which includes UD principles and reflects on users with visual impairment as subjects of investigation. Tactile maps were investigated as an innovative tool in such a process. The goal of this study was to develop new communication instruments to include the visually impaired into the design process and improve the quality of designs as a whole. The investigation started from the premise that spatial orientation is of extreme importance even for the blind and needs to be addressed in new and innovative ways in architectural design education. Design students of two courses, Architecture and Civil Engineering, learned new and innovative ways of designing, improved their perception of user needs and were challenged to create design communication media, as well as learned to design in a participative process. The results of this study showed that the design process, when users with various deficiencies are involved, must change. New ways of communicating design solutions are necessaries and design education must include the UD concepts to ensure that future professionals have new and deeper attitudes towards users and are able to create high quality environment.
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