Mais informações

CUNHA, Eduardo Grala da; MAGRO, Maurício Lago; SPANNENBERG, Mariane Gampert. Consolidação de um padrão tipológico eficiente energeticamente nas edificações da Universidade de Passo Fundo. In: NUTAU: SUSTENTABILIDADE, ARQUITETURA, DESENHO URBANO, 4., 2002, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 2002. p. 821-828.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 4 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 2 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

Este trabalho tem como objetivo relacionar a ambiência das salas de aula de dois prédios com características construtivas diferentes quanto à preocupação com a adequação ambiental. Os prédios são o da Faculdade de Engenharia e Arquitetura e o da Faculdade de Odontologia, considerando que o segundo prédio caracterizado possui estratégias projetuais de controle da radiação solar direta e direcionamento dos fluxos de ar no interior dos compartimentos, enquanto o primeiro não apresenta recursos projetuais que caracterizem qualquer preocupação com a racionalização do consumo de energia. O segundo prédio apresenta, portanto, uma ambiência menos adequada e um maior consumo de energia, tanto no aspecto da iluminação como também das necessidades de maiores horas de climatização artificial dos ambientes. O trabalho foi caracterizado em três etapas: a primeira consistiu no levantamento das variáveis ambientais presentes nas salas de aula dos referidos prédios. A segunda etapa consistiu na análise do desempenho térmico das salas de aula com a verificação da metodologia de Fanger (1970), voto médio estimado. As etapas 1 e 2 já estão finalizadas. A terceira etapa será caracterizada pelas propostas de adequação das salas de aula às necessidades verificadas no trabalho, considerando estratégias projetuais passivas para períodos frios e quentes, consolidando elementos tipológicos padrão para serem usados na Universidade como estratégias de projeto.

Abstract

This paper purpose is to relate the classrooms ambience of two buildings with different construction features related to the ambient suitability concern. The buildings are: Faculdade de Engenharia e Arquitetura and Faculdade de Odontologia of Universidade de Passo Fundo, whereas the second building has solar radiation control project strategies and air flow control in its interior, while the other one doesn’t present any kind of project strategy which characterizes any concern on the energy consume rationalization. The study was divided into three steps: the first one consisted on the classrooms thermal performance evaluation with the sites characterization (materials, solar orientation and thermal meter). The second step consisted on the classrooms thermal performance evaluation using Fanger (1970) method, the predicted medium vote. These two steps have been already done. The final step will be characterized by the project purposes of classrooms adaptation to the necessities verified in this study, consolidating common typological elements to be used at University as project strategies.
-