Mais informações

SILVA, na da; SANTOS, Aguinaldo dos. Comunicação organizacional em empresas construtoras sob a ótica do planejamento estratégico. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 3., 2003, São Carlos. Anais… São Carlos: ANTAC, 2003.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 1
Índice h: 1  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 15 (Com arquivo PDF disponíveis: 11)
Citações: 11
Índice h: 2  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

Processos de comunicação amplos e inovadores são o ponto de partida para o desenvolvimento da consciência estratégica plenamente difundida na organização. A promoção de práticas eficazes de comunicação é, desta forma, um meio altamente pró-ativo para alinhar as atividades de todos os envolvidos aos objetivos organizacionais da empresa. Assim sendo, o objetivo que norteou a realização deste trabalho foi a avaliação da efetividade das práticas de comunicação utilizadas por empresas construtoras para seu alinhamento estratégico em relação aos objetivos organizacionais. Para tal aplicou-se o método de estudo de caso através da realização de entrevistas estruturadas em duas empresas construtoras da cidade de Curitiba. A exploração do tema da pesquisa na realização dos estudos de caso revelou a pouca efetividade das práticas de comunicação corrente na promoção de sinergia, coerência e consistência das decisões estratégicas, tanto horizontal quanto verticalmente, fato que ocasionava perda de foco impedindo o adequado alinhamento estratégico interno das empresas construtoras aos seus objetivos organizacionais. Outra constatação da pesquisa foi a necessidade premente de se intensificar o uso, assim como aumentar a variedade, de canais de comunicação na promoção de processos mais estruturados e eficazes, a fim de favorecer a obtenção de maior competitividade para as empresas construtoras.

Abstract

The present research investigates organization communication from the point of view of strategic planning within civil construction companies, with emphasis on production. It assessed the efficacy of current communication practices on two construction companies based on the city of Curitiba, Brazil. Interviews were the main instrument for data collection used in both case studies. The results showed reduced effectiveness of current practices on obtaining organizational synergy, coherence and consistency of strategic decisions. The researcher concluded on pressing need for intensifying the use and increasing the variety of communication channels within construction organizations, moving it from an emergent and casual process to a more systematically planned process.
-