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VIANNA, Nelson Solano. Ensino e pesquisa na área de conforto ambiental no Brasil: uma análise quantitativa. In: NUTAU: SUSTENTABILIDADE, ARQUITETURA, DESENHO URBANO, 4., 2002, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 2002. p. 570-576.
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Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 8 (Com arquivo PDF disponíveis: 6)
Citações: 15
Índice h: 3  
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Resumo

Este trabalho consiste no levantamento do estado da arte em ensino e pesquisa na área de conforto ambiental no Brasil com enfoque em seus aspectos quantitativos. Na área de conforto ambiental foram abordadas as sub-áreas de conforto térmico, ventilação natural, iluminação natural e artificial e acústica arquitetônica e urbana. Foram feitos levantamentos detalhados de toda a produção acadêmica no âmbito das universidades brasileiras com pósgraduação em Arquitetura, dos eventos técnico-científicos na área de conforto ambiental e que dispõem de registro em anais, e das publicações de artigos indexados pelo Índice da Arquitetura Brasileira desde 1950 até 2001. Como complementação de dados foi realizada pesquisa junto a uma amostra dos cursos de Arquitetura e Urbanismo para obtenção de informações mais ligadas à inserção das disciplinas de conforto ambiental na grade curricular de cada curso assim como de seus funcionamentos. Após o levantamento de dados discute-se os resultados do ponto de vista de um mapeamento de grupos de assuntos de cada sub-área do conforto ambiental, diagnosticando-se concentrações e lacunas.

Abstract

This article consists in a comprehensive work that presents the state of the art in teaching and research fields with respects to environmental comfort in Brasil, enphasysing its quantitative aspects. Within this area of interest, the specific themes of thermal comfort, natural ventilation, daylighting, artificial lighting and booth building and urban acoustics, were carefully approached. A detailing investigation of the national academic production of publications and researches was carried out, including Brazilian Universities that offer graduate programmes in architectural; scientific conferences in environmental comfort that have their records in proceedings; and papers and publications from 1950 to 2001 related to the Brazilian Architecture. In order to enrich this data, this work also developed a research in an amount of schools in the country, focusing on the application and the methodology of environmental comfort courses inside the undergraduate programmes at the architectural schools. Following the collection of data, the work analyses the results focusing on several issues with concerns to each area of environmental comfort treated in this research, therefore, diagnosing some major subjects which are not approached and others that are strongly emphasized.
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