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ORNSTEIN, Sheila; ONO, Rosaria. Avaliação pós-ocupação (APO) do conforto ambiental de escolas: comparação entre ferramentas qualitativas e quantitativas. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 8., ENCONTRO LATINO-AMERICANO SOBRE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 4., 2005, Maceió. Anais… Maceió: ANTAC, 2005. p. 1387-1396.
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Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 11 (Com arquivo PDF disponíveis: 6)
Citações: 68
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Resumo

Este artigo pretende demonstrar e discutir as possibilidades e as potencialidades do uso de ferramentas metodológicas qualitativas e quantitativas em pesquisas de APO com destaque para o estudo do conforto ambiental. Para tanto, as autoras organizaram a disciplina de pós-graduação da FAUUSP AUT5805 -APO de Edificações (versão 2004) de modo que os alunos reunidos em quatro equipes realizassem o planejamento e a aplicação de múltiplas ferramentas – questionários com escalas de valores, entrevistas, questionários com seleção visual, grupos focais, poemas dos desejos, dentre outros – visando analisar, comparativamente (entre equipes), os resultados da aplicação de múltiplos métodos e técnicas com ênfase na aferição da satisfação dos usuários. Esta análise comparativa foi possível, pois como parte do exercício didático, as quatro equipes de alunos selecionaram, como estudo de caso, objetos com a mesma finalidade de uso, quais sejam, escolas do ensino fundamental, e, portanto, com o mesmo perfil de usuários (alunos, professores e funcionários). Dentre os resultados, observou-se que ferramentas qualitativas não usualmente utilizadas em pesquisas de APO podem também ser adotadas com eficácia, uma vez assegurados os princípios da metodologia científica.

Abstract

In this article it is intended to show and discuss the possibilities and potentials of qualitative and quantitative tools in the POE researches focusing the environmental performance. Then, the authors conducted the organization of a graduate level discipline of POE at FAUUSP in 2004 where the students, in four groups, carried out the planning and exercise of multiple tools (interviews, observation form, visual preferences/photo questionnaires, group interaction approach, wish poems, etc) in order to analyze, at the end, the effectiveness of those tools to verify the level of satisfaction of building occupants. The comparative analysis of tools was possible due to the selection of one type of occupancy – school buildings, where the occupants’ characteristics are very specific (students, teachers and administration staff). Among the results, it was verified that the qualitative tools that are not usually adopted in POE-based research can be effective, once the principles of scientific methodology are assured.
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