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Fazzan, J. et al. Concreto com resíduo de borracha de pneu: adição de superplastificante para redução do consumo de cimento. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 13., 2010, Canela. Anais...  Canela: ANTAC, 2010. p. 1-10.
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Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 1
Índice h: 1  
Co-autores: 1

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 3 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: 2

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 2 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 8
Índice h: 2  
Co-autores: 14

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: Nenhum trabalho cadastrado(Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 4 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 12
Índice h: 3  
Co-autores: 28

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 12 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 44
Índice h: 4  
Co-autores: 128

Resumo

Resíduos sólidos são objetos que ocupam grande volume e que precisam ser armazenados em condições apropriadas para que riscos ao meio ambiente possam ser evitados. Estudos com resíduos de borracha de pneu têm sido realizados, com o intuito de reduzir a poluição ambiental e obter melhorias nas propriedades do concreto fresco e endurecido. No entanto, as pesquisas têm demonstrado que o concreto com adição de resíduo de borracha de pneu possui resistência mecânica à compressão inferior à do concreto convencional. Sendo assim, para manter o mesmo nível de resistência, é necessário aumentar o consumo de cimento, ou seja, reduzir o fator água/cimento. Deste modo, uma alternativa a essa redução pode ser a utilização de aditivos superplastificantes. Métodos de dosagem desenvolvidos por Helene & Terzian (1993) e por O’Reilly Díaz (1998) foram utilizados. Os resultados obtidos nesta pesquisa mostram que as resistências à compressão, aos 28 dias, dos corpos de prova feitos com o concreto convencional são equivalentes às dos que possuem resíduos, além de também ter sido observada uma redução do aumento de consumo de cimento causado pela inclusão do resíduo de borracha de pneu.
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