Mais informações

Vanzin, T. et al. Geometria, informática e arte. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMETRIA DESCRITIVA E DESENHO TÉCNICO, 16., INTERNATIONAL CONFERENCE ON GRAPHICS ENGINEERING FOR ARTS AND DESIGN, 5., 2003, Santa Cruz do Sul. Anais... Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2003. p. 1 - 8.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: 1

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: 1

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 1
Índice h: 1  
Co-autores: 2

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: Nenhum trabalho cadastrado(Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 1
Índice h: 1  
Co-autores: 3

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: 1

Resumo

A Geometria, parte constituinte e essencial da Matemática, tem o papel fundamental do trato do espaço e suas relações, e como tal, vem ocupando a inteligência humana desde a origem da história escrita da humanidade. Sua importância, portanto, é inquestionável tanto do ponto de vista prático quanto do aspecto instrumental na organização do pensamento lógico-dedutivo. Os métodos empregados para o ensino da Geometria foram marcados, historicamente, por um formalismo tão rigoroso que provocaram desmotivações e predisposições contrárias à aprendizagem na grande maioria dos aprendizes. Procurando minimizar o problema, propomos o projeto Geometrando que visa suprir a falta de integração entre as diferentes disciplinas de Geometria e integrar a História da época em que as principais descobertas geométricas aconteceram. Para facilitar a interação do usuário foram utilizadas obras de arte onde diferentes formas geométricas são identificadas. Com relação ao tipo de pesquisa desenvolvida, pode-se caracterizar o Geometrando como uma “pesquisa exploratória”, pois faz a caracterização inicial do processo de ensino-aprendizagem da Geometria em um ambiente virtual, sem, contudo conseguir resolver de imediato o problema. Este artigo se propõe a apresentar o desenvolvimento obtido no projeto nos três primeiros anos de sua implementação, assim como os novos encaminhamentos propostos.



Abstract

Geometry, constituent and essential part of the Mathematics, has the basic paper of the treatment of the space and its relations, and as such, comes occupying human being intelligence since the origin of the written history of the humanity. Its importance, therefore, is unquestionable as in the practical point of view as in the instrumental aspect in the organization of the logical-deductive thought. The methods used for the education of Geometry had been marked, historically, for a so rigorous formalism that they had provoked contrary no motivation and predispositions to the learning in the great majority of the apprentices. Looking for to minimize the problem, we consider the Geometrando Project is intended to supply the lack of integration between the different disciplines of Geometry and to integrate the History of the time where the main geometric discoveries had happened. To facilitate the interaction of the user, art works had been used where different geometric forms are identified. With relation to the type of developed research, the Geometrando can be characterized as a "exploratory research", therefore it makes the initial characterization of the process of teach-learning of Geometry in a virtual environment, without, however to solve the problem immediately. This paper proposes to present the development of the project in the three first years of its implementation, as well as the new proposed continuations.

-