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BARBOSA, Maria Beatriz; ORNSTEIN, Sheila Walbe. A avaliação do desempenho em uso dos sistemas metroferroviários a partir da jornada do usuário. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 16., 2016, São Paulo. Anais... Porto Alegre: ANTAC, 2016.
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Citações: 48
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Resumo

O serviço público de transporte de pessoas nas regiões metropolitanas deve oferecer condições adequadas de utilização de estações e trens a todos os cidadãos, independentemente de sua condição física ou sensorial. O objetivo deste artigo é apresentar os resultados da avaliação do desempenho em uso da jornada do usuário com deficiência visual em uma rede de metrô, frutos de tese de doutorado. O elevado número de solicitações de auxílio indicou a existência de fatores que impedem uso independente, identificados a partir da aplicação de métodos e técnicas da Avaliação Pós-Ocupação. Os dados obtidos junto a especialistas, pessoas chave e usuários com deficiência visual foram comparados com as observações presenciais em dois pontos críticos: a área paga do mezanino e a área de embarque/desembarque preferencial. As evidências obtidas no diagnóstico sugerem novos requisitos de projeto para melhorar as condições de uso pelas pessoas com deficiência visual, correlacionando a configuração dos ambientes, a gestão das informações e dos serviços ofertados. 

Abstract

The public transport service of people in metropolitan areas must offer suitable conditions for use of stations and trains for all citizens, regardless of their physical or sensory conditions. The purpose of this article is to present the results from the evaluation of in use performance of journeys by users with visual impairment at stations operated by a metro network, result of a doctoral thesis. The high number of requests for assistance indicated the presence of factors that prevent use with independence, which were identified with the application of methods and techniques of Post Occupancy Evaluation. The data obtained from experts, key people and users with visual impairment were compared with direct observations in two critical points: paid area of mezzanine and preferential boarding/unboarding area. The evidence obtained in the diagnosis suggest new design requirements to improve conditions for people with visual impairment, correlating the configuration of the environments, the management of information and of the offered services Keywords: Post Occupancy Evaluation. Accessibility in transportation. Visual impairment people. 
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