Mais informações

Lopes, Poliana; Bissoli-Dalvi, Marcia; Alvarez, Cristina. A seleção de materiais para creches públicas por meio do ISMAS – instrumento para seleção de materiais mais sustentáveis . In: ENCONTRO LATINO AMERICANO DE EDIFICAÇÕES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS, 5., 2013, Curitiba. Anais... Curitiba: UFPR, 2013. p. 1 - 8.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: 1

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

 A sustentabilidade no setor da construção implica, entre outros aspectos, na adoção de sistemas construtivos que promovam integração com o meio ambiente, adaptando-os para as necessidades de uso, produção e consumo humano, sem esgotar os recursos naturais, além de favorecer a redução da geração de resíduos e a gestão dos mesmos. Uma forma de contribuir com esse ideal é selecionar os materiais construtivos cujas características auxiliem na ampliação da prática da sustentabilidade que favoreçam tais aspectos. O presente trabalho objetiva analisar materiais de construção para projetos de creches, utilizando o Instrumento para Seleção de Materiais mais Sustentáveis (ISMAS), desenvolvido a partir da plataforma Excel, com ênfase na economia de matérias primas e na geração e gestão dos resíduos. Como
resultado foi apresentado o índice de sustentabilidade dos materiais selecionados além dos tradicionalmente utilizados em creches, em um estudo de caso localizado no Município de Serra, Espírito Santo/BR. Como resultado adicional também foi realizado o levantamento de custos dos materiais analisados junto ao mercado local, que pode comprovar que ao agregar requisitos diferenciados, o valor do material também é alterado.

Abstract

 In the construction sector sustainability implies, among other aspects, the adoption of constructive systems which promote integration with the environment, adapting them to the necessities of human use, production, and consumption, without exhaustion of natural resources; besides favoring the reduction of residues generation and their management. One way to contribute with this ideal is to select constructive materials whose characteristics help increasing the practice of sustainability which favors such aspects. The present work has the purpose to analyze construction materials for nurseries projects, using the Instrument for Selection of More Sustainable Materials (ISMAS), developed through an Excel platform, with emphasis on raw materials economy and on residues generation and management. As a result, the index of sustainability for the selected materials is presented, besides those traditionally used in nurseries, according to a case study from the City of Serra, Espírito Santo, Brazil. As an additional result, was realized a cost survey of analyzed materials, in the local market, which may prove that in aggregating different requirements, the value of materials is also changed.
-