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Sales, Alessandra et al. A melhoria do processo de gestão da obra através do controle de qualidade dos serviços e da produtividade da mão-de-obra. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 4., ENCONTRO LATINO-AMERICANO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 1., 2005, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: UFRGS, 2005. p. 1 - 8.
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Resumo

 Visando a melhoria no processo construtivo, busca-se aperfeiçoar os procedimentos e aumentar a produtividade dos serviços controlados das obras em estudo, de uma construtora de Fortaleza. As obras em questão são de interesse social, caracterizando-se por serem obras de orçamento restrito e de entrega rápida, o que requer da empresa um maior controle dos serviços, do planejamento e da gestão. As análises são realizadas a partir da coleta de dados do CQE (Controle da Qualidade da Execução dos Serviços), além de entrevistas com engenheiro e equipe administrativa da obra, visando à otimização do tempo das equipes e na busca das possíveis falhas dos serviços. O presente artigo inicia com uma introdução e uma fundamentação teórica, na qual foi abordada a importância desse estudo para o setor da construção civil. Após essa justificativa apresenta-se a metodologia aplicada no estudo. Mostra-se ainda os resultados obtidos e as considerações finais. Entre os resultados podemos destacar a inconsistência entre as produtividades das equipes para serviços semelhantes, o que comprova a necessidade de treinamento da MO e da padronização e da disponibilidade dos recursos nos postos de trabalho. Observa-se ainda o grau de organização da obra, do fluxo de trabalho e do preenchimento do CQE’s.

Abstract

 To Aim the improvement on constructive process, it is supoused to perfect the procedures of the controlled services on study sites, of an enterprise from Fortaleza. These sites are of social interest, being sites of reduced budget and fast sites, requiring from the company a bigger services control, of planning and managing sites. The analyses are carried through collection of information from CQE (Quality Control of the Execution of the Services) interviews with engineers and administrative sites team, aiming to optimize teams’ time and search possibles imperfections on the services. This present article shows the following structure, beginning with a brief introduction and a theoretical recital, in
which was boarded the importance of this study for the sector of civil construction. After this justification is presented the methodology applied for the study. It still reveals gotten results and final consideration. On results we can detach a big variation among teams’ productivity for similar services, proving the necessity of training of man power and the standardization and availability of resources on the work ranks. The degree of site organization, flow of work and fulfilling of the CQE's is still observed.
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