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FAZIO, J.; OLIVEIRA, S. Utilização do pó de borracha de pneu reciclado em misturas betuminosas para pavimentação urbana e rodoviária. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 8., 2000, Salvador. Anais... Salvador: ANTAC, 2000. p. 01 - 09.
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Resumo

O pó de borracha, oriundo da trituração dos pneus usados, vem sendo incorporado em misturas betuminosas para pavimentos rodoviários em vários países da América do Norte e Europa. No Brasil, algumas experiências, laboratoriais e de campo, já foram feitas. O objetivo deste trabalho é estudar em laboratório o comportamento tenso-deformacional das misturas de concreto betuminoso usinado a quente - CBUQ. Foram executados os ensaios tradicionais e os ensaios dinâmicos de compressão diametral e o de resistência à tração indireta. Estes dois últimos foram executados no laboratório de geotecnia da COPPE-UFRJ. Os resultados encontrados demonstram que as misturas tornam-se mais resistentes aos processos de fissuração e também mais dúcteis. A estabilidade Marshall diminuiu mas mantêm-se em níveis aceitáveis para as capas de rolamento. A literatura afirma que a utilização de pó de borracha de pneu, além de dar uma maior durabilidade nas misturas betuminosas, possibilita uma diminuição significativa na produção de ruídos. Desta forma pode-se concluir que esta opção é recomendada tanto pelo aspecto tecnológico como pelo aspecto ambiental.

Abstract

Rubber powder, derived from grinding of old tires, have often been incorporated on bituminous mixtures to road pavements in countries in North America and Europe. In Brazil, experiments both in laboratory and field have been done along the last years. This paper deals with the stress-strain behavior of bituminous concrete mixtures by means of laboratory testing. The study was conducted by means of laboratory testing program comprised of conventional and dynamic tests. Tension tests were also performed by using the Brazilian testing procedure. Dynamic and tension tests were performed in the laboratory of geotechnique of COPPE/UFRJ. The results obtained show that the inclusion of rubber powder in a bituminous mixture increase both its strength to cracking and ductility. The Marshall stability decreases but remains on acceptable values for a pavement cover. The literature affirm that the use of rubber powder, derived from tires, results in a significant decrease on noise production. Based on these results it is concluded that the use of rubber powder deserves additional studies from both technical and environmental aspects. 
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