Mais informações

Santos, C. et al. Objeto real como modelo em desenho técnico mecânico: uma experiência didática. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMETRIA DESCRITIVA E DESENHO TÉCNICO, 16., INTERNATIONAL CONFERENCE ON GRAPHICS ENGINEERING FOR ARTS AND DESIGN, 5., 2003, Santa Cruz do Sul. Anais... Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2003. p. 1 - 9.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: 1

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: 1

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: 1

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 2 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 2
Índice h: 1  
Co-autores: 3

Resumo

O ensino do desenho técnico em cursos de Engenharia Mecânica vem sofrendo uma constante redução de carga horária, acompanhando a tendência dos últimos anos, que atinge as disciplinas de desenho, tanto no ensino básico como no médio. Este contexto leva a reduzir-se o conteúdo programático ao essencial, aplicando os conceitos básicos de desenho para manter a formação profissional. Propõe-se assim, um exercício de desenho mecânico através de modelos reais que possibilite ao aluno experimentar todo o processo de geração de desenhos, em contato muito próximo aos diversos aspectos da realidade profissional. O exercício foi desenvolvido como trabalho final da disciplina Desenho Técnico Mecânico III, oferecido no 5º termo, terceiro ano letivo do curso de Engenharia Mecânica da UNESP – campus de Bauru. Foram utilizados como modelo cilindros de freio automotivos. Através deste modelo foi possível desenvolver o exercício nas seguinte etapas: desmontagem, esboço, medição, desenho de conjunto, desenho de detalhes e perspectiva explodida, entre outras.

Abstract

The teach of Technical Drawing in Mechanical Engineering courses has been suffering a constant reduction of hourly charge, following the tendency of last years that reach drawing subject, on basics or intermediate teaching. This context brings to reduce the progression contents to essential, applying the drawing basics concepts for keep professional formation. Thus, was proposed a technical drawing exercise through real models, to enable students to experiment all process of drawing generation, on closed contact with many professional reality aspects. The exercise was development as final work of Mechanical Technical Drawing III subject, 5º period, third school year, of the Mechanical Engineering Course of UNESP – Bauru city (SP – Brazil). It was utilized as model, automotive brake cylinders. Through this models, was possible to develop this exercise by next steps: disassembly, draft, measurement, assembly drawing, detail drawing and exploded view, among other things.

-