Mais informações

Costella, Marcelo et al. Missão, visão e valores das 50 maiores construtoras e incorporadoras brasileiras. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 15., 2014, Maceió. Anais... Maceió: ANTAC, 2014. p. 1 - 10.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: Nenhum trabalho cadastrado(Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: Nenhum trabalho cadastrado(Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: 1

Resumo

 Este artigo visa identificar o enfoque estratégico das 50 maiores empresas construtoras e incorporadoras do Brasil por meio da análise da missão, visão e valores. Ao definir a missão, a empresa transmite aos seus clientes o motivo pela qual foi criada e a razão da sua existência. Já a visão é o que a empresa almeja no futuro, como pretende ser vista, o que deseja realizar e aonde se quer chegar. Os valores são princípios que representam empresa como instituição e orienta a sua atuação juntamente com seus funcionários, stakeholders, fornecedores e clientes. Esse trabalho faz parte de um projeto mais amplo ligado à estratégia empresarial na cadeia produtiva da construção civil; as 50 maiores construtoras e incorporadoras do Brasil foram selecionadas para o levantamento de dados a partir de um ranking nacional, para analisar os dados foi utilizado o software SPSS statistics para encontrar as palavras mais utilizadas no enunciado da missão, visão e valores das empresas estudadas, as quais foram retiradas dos sites das empresas. Os resultados também foram estratificados dividindo-se as empresas com foco no mercado público e privado. Dentre as 50 maiores empresas construtoras e incorporadoras do Brasil foi possível identificar que 42 delas possuem missão, visão e valores explícitos e amplamente divulgados em seus sites. Em relação à missão e à visão, as palavras mais utilizadas para ambas foram qualidade e desenvolvimento. Já os valores mais apregoados foram respeito e ética. Um dos resultados da pesquisa foi que grande parte das empresas não elaboraram corretamente a missão e visão, especialmente pela confusão entre elas. Na comparação entre prestadoras de serviços do setor público e privado observou-se que os focos estratégicos não mudam já que a prestação de serviços e produtos oferecidos tem a mesma finalidade e o mesmo público-alvo.

Abstract

 This document provides instructions to authors for preparing a paper to be submitted to the Scientific Committee of the XV National Meeting of the Built Environment Technology - ENTAC 2014. The abstract This article aims to identify the strategic focus of the 50 biggest construction and incorporator companies in Brazil by analyzing the mission, vision and values. By defining the mission, the company conveys its customers the reason to be created and the reason for its existence. The vision is what the company aims to the future how it wants to be seen, what it wants to accomplish and where it is going. Values are principles that the company appreciates in its employees, and that also they must guide the company in making decisions and actions. This work is part of a larger project linked to the business strategy in the various production chains, in this case the construction. The 50 biggest builders and incorporator in Brazil were selected by a national ranking. To analyze the data it was used SPSS statistics software to find the most repeated words in the mission, vision and values statement of the companies studied, which were taken from the websites of the companies. The results were also stratified by dividing the companies focusing on public and private markets. Among the 50 biggest construction and incorporator companies in Brazil, we found that 42 of them have explicit mission, vision and values and widely reported on their websites. In relation to the mission and vision, the words were most used for both quality and development. The most touted values were related to respect and ethics. One of the research results was that a big number of companies have not developed properly the mission and vision, especially because of the confusion between them. In comparison between service providers in the public and private sector it was noted that the strategic focus do not change as the services and products offered have the same purpose and the same target audience.
-