Mais informações

LOUREIRO, Claudia; GRIZ, Cristiana; AMORIM, Luiz. Entre a oferta e a demanda: a elite em busca do ''morar bem''. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 15., 2014, Maceió. Anais... Maceió: ANTAC, 2014. p. 1 - 10.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 5 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 4
Índice h: 1  
Co-autores: 5

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 8 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 8
Índice h: 1  
Co-autores: 11

CLAUDIA LOUREIRO
Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 20 (Com arquivo PDF disponíveis: 10)
Citações: 6
Índice h: 1  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

 Este artigo apresenta os resultados de uma investigação sobre projetos de apartamentos desenvolvidos na primeira década do século XXI para a elite recifense. Os projetos ofertados pelo mercado imobiliário (o projeto original – PO) são influenciados pela mídia especializada, que divulga como deve ser a contemporânea maneira de morar bem. Nesse contexto, o projeto se torna mais um produto de consumo. Baseada nessa premissa, procura-se analisar em que medida a oferta do mercado imobiliário se adequa às demandas das famílias contemporâneas em relação a seus espaços de morar. As diferenças entre o que é ofertado e o que é demandado pelo público consumidor, expresso pelos projetos dos apartamentos reformados (PR) são analisadas através das variáveis funcional e dimensional que caracterizam os projetos típicos – originais e reformados. Os resultados obtidos indicam que a elite parece demandar ambientes mais especializados e espaçosos, principalmente nas áreas sociais e no dormitório do casal – ambientes mais associados à ideia domorar bem, segundo as mídias especializadas.

Abstract

 This article presents the results of an investigation on apartment projects developed in the first decade of this century for Recife’s elite. The projects offered by the real estate market (called here original project - OP) are influenced by the specialized media, which discloses how the contemporary way of living well should be. In this context, the project becomes a commodity. Based on this premise, it is analyzed to what extent the housing market offer suits the demands of contemporary families with regards to their living spaces. The differences between what is offered and what is demanded by the consumers, expressed by the projects of the renovated apartments (PR), are analyzed through functional and dimensional variables that characterizes typical projects – original and refurbished. The results indicate that the elite seems to require more specialized and spacious rooms, especially in social areas and the master bedroom – spaces associated with the idea of living well, according to the specialized media.
-