Mais informações

Nunes, Thayse; OITICICA, Maria. Avaliação da qualidade acústica em edifícios escolares da cidade de Maceió-AL. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 15., 2014, Maceió. Anais... Maceió: ANTAC, 2014. p. 1 - 10.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: 1

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

 A instituição escolar exerce papel fundamental na formação do aluno, sendo assim, o ambiente de ensino e aprendizado deve oferecer condições favoráveis ao desempenho das atividades a serem realizadas. Uma destas condições ou a mais importante delas está ligada à qualidade acústica da edificação que, apesar de sua relevância, muitas vezes não é levada em consideração no processo de desenvolvimento do projeto. O presente trabalho tem como objetivo avaliar a qualidade acústica em escolas públicas da cidade de Maceió-Al. A metodologia utilizada partiu de um processo de setorização das escolas por áreas mais ruidosas e menos ruidosas. Tal processo deu origem a um quadro com 12 tipologias diferentes onde destas, selecionaram-se quatro para serem analisadas. As análises foram baseadas na caracterização dos aspectos físicos e acústicos de cada edificação. Em relação aos aspectos físicos, verificou-se que as escolas apresentam diferenças quanto à implantação, tipologia e soluções arquitetônicas, no entanto, há uma tentativa de padronização em relação aos aspectos construtivos, sobretudo no que se refere aos materiais empregados. Já em relação à análise acústica, as medições do nível de pressão sonora realizadas revelaram um fato preocupante: Em todas as salas de aula em que foram realizadas as medições, os níveis de ruído ultrapassam ao intervalo considerado aceitável por norma para este tipo de ambiente, o que impossibilita um sistema eficiente de ensino e aprendizado em escolas que utilizam a comunicação verbal como principal veículo de disseminação do conhecimento.

Abstract

 The school plays a fundamental role in the formation of the student, so the environment for teaching and learning must offer favorable conditions for the performance of activities to be performed. One of these conditions or the most important of which is connected to the acoustic quality of the building that, despite its importance, is often not taken into consideration in the project development process. This study aims to evaluate the acoustic quality of public schools in the city of Maceió- Al. The methodology begins with a process of schools’s sectorization for noisier and less noisy areas. This process gave rise to a frame with 12 different types where four were selected be analyzed. The analyzes were based on the characterization of physical and acoustic aspects of each building. In physical aspects, it was found that schools differ as to the deployment, typology and architectural solutions, however, there is an attempt at standardization in relation to the constructive aspects, especially with regard to the materials used. Regarding the acoustic analysis, measurements of sound pressure level have revealed a disturbing fact: In all the classrooms in which measurements were made , the noise levels beyond the range normally considered acceptable for this type of environment , which prevents an efficient teaching and learning in schools using verbal communication as the main vehicle for the dissemination of knowledge.
-