Mais informações

Oliveira, Matheus; Maciel, Liliane; Carlo, Joyce. Percepção ambiental e avaliação de desempenho de dispositivos de proteção solar. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 15., 2014, Maceió. Anais...Maceió: ANTAC, 2014. p. 1 - 10.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: 1

JOYCE CARLO
Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 2 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 2
Índice h: 1  
Co-autores: 12

Resumo

O uso de dispositivos de proteção solar é uma prática consolidada na arquitetura institucional brasileira. No caso das edificações escolares, em geral não condicionadas artificialmente, o uso de elementos de proteção solar representa um aumento significativo das condições de conforto. O projeto de tais elementos exige um balanceamento entre a arte e a técnica de modo a resultar em um produto edificado que seja satisfatório tanto do ponto de vista formal e de identidade local, quanto sob a óptica do desempenho e da manutenção. Este trabalho tem como objetivo verificar as preferências dos usuários frente às condições térmicas e luminosas em ambientes que contêm proteções solares. Foram investigados ambientes de três edificações localizadas em um campus universitário na Zona Bioclimática 3. O método adotado parte do levantamento in loco das condições de conforto térmico e luminoso de salas de aula que contêm dispositivos de proteção solar. Foram coletados dados de temperatura de bulbo seco, radiação solar, umidade, iluminância e velocidade de ar em um dia de inverno e outro de verão, no ambiente interno e externo, considerando a profundidade dos ambientes em relação às aberturas para determinação dos pontos de medição. A percepção dos usuários destes edifícios sobre as proteções solares, seu aspecto formal e sobre o uso do ambiente foi obtida por meio de questionários, tanto para os ambientes internos quanto para o edifício visto externamente. Os resultados obtidos a partir de 106 questionários respondidos indicaram algumas preferências frente a conflitos entre a incidência da radiação solar direta no ambiente e os níveis de iluminação natural. Os resultados também identificaram preferências estéticas que, na verdade, refletem a satisfação no uso do ambiente. A contribuição deste artigo consiste na indicação de diretrizes para o projeto de elementos de proteção solar que alinhe o desempenho térmico e luminoso e o aspecto formal do edifício à percepção do usuário. 

Abstract

 The use of shading devices is a consolidated practice in Brazilian institutional buildings. In the case of educational buildings without air conditioner systems, the use of shading devices represents a significant increase in comfort conditions. The design of those elements requires a balance between art and technology to result in a product that is satisfactory in terms of formal composition, local identity, solar performance
and maintenance. This study aims to determine the users’ preferences in relation to the thermal and lighting conditions in environments that contain shading devices. The three analyzed buildings are located on a university campus in Bioclimatic Zone 3. The adopted method is based on the on-site study about comfort conditions of classrooms that contain shading devices. Dry bulb temperature, solar radiation, humidity, air velocity and illuminance levels were measured during a winter and a summer day. The measurements were done in the internal and external environment, considering the environment depth in relation to the opening to determine the measuring points. Questionnaires were applied for indoors and outdoors viewers of the building to obtain the users’ perception of the shading devices, its formal aspect and their use of the building. The results obtained with 106 answered questionnaires indicated some preferences between the incidence of direct solar radiation in the room and the levels of natural lighting. The results also identified aesthetics preferences that, actually, reflect satisfaction in the use of the classrooms. This paper contributes to the statement of guidelines for the design of shading devices that align building characteristics such as
thermal and lighting performance and the formal aspect to the users’ perception. 
-