Mais informações

ELY, Vera; NOEBAUER, Marlise; CARRILHO, André. Atmosfera do ponto de venda: recomendações projetuais para joalherias. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 15., 2014, Maceió. Anais... Maceió: ANTAC, 2014. p. 1 - 10.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: 1

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: 1

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: Nenhum trabalho cadastrado(Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

 O comércio varejista atravessa uma revolução: o cliente quer viver boas experiências de compra e os ambientes comerciais refletem esta realidade. Inúmeras pesquisas realizadas sobre o tema visam bem atender o possível comprador. Principalmente focadas na produtividade, são efetuadas avaliações da atmosfera do ponto de venda e dos seus atributos: layout, formas, materiais, estilo, iluminação, esquemas tonais, som, aromas e texturas. Em menor número são os estudos focados nas pessoas que trabalham no varejo. O presente artigo aborda o contexto da atmosfera do ponto de venda, deslocando o eixo usual dos usuários clientes em potencial, para os usuários funcionários do ciclo de vendas, quais sejam: gerente, vendedores e caixa. O objetivo desse trabalho é a avaliação da atmosfera de uma joalheria, buscando atender as necessidades dos profissionais do ciclo de vendas, qualificando sua rotina laboral e produtividade e apontando recomendações para projetos futuros nesta área. O estudo de caso, voltado ao ambiente construído, com ênfase na distribuição do layout, nos aspectos lumínicos e na especificação dos materiais e acabamentos, apresenta resultados parciais da pesquisa de caráter exploratório. A abordagem multimetodológica utilizou: visitas exploratórias, pesquisas documental e bibliográfica, observações assistemáticas, entrevistas semi-estruturadas, walkthrough e análise antropométrica. Os resultados dessa APO permitiram propor intervenções para melhoria do ambiente estudado e recomendações projetuais para estabelecimentos varejistas do mesmo setor.

Abstract

 The retail commerce passes through a revolution, in which the client wants to have good shopping experiences and the commercial environments reflect this reality. Numerous studies carried out on the subject aim at well meet the possible buyer. Focusing on productivity, evaluations are performed on the atmosphere of the place of sale and its attributes: layout, shapes, materials, style, lighting, tonal schemes, sound, scents and textures. Fewer studies are focused on the people who work in retail stores. The present article deals with the context of the atmosphere in retail stores, displacing the usual shaft from the users that are potential customers to those users who are employees of the sales cycle, which are: manager, salespeople and cashiers. The purpose of this work is the evaluation of the atmosphere of a jewelry store, aiming at meeting the needs of professionals in the sales cycle, qualifying their labor routine and productivity and indicating recommendations for future projects in this area. The case study, addressed to the built environment, with emphasis on layout distribution, lighting aspects, specification of materials and finishing, presents partial results of this exploratory character research. The multi-methodological approach used: exploratory visits, documentary and bibliographic research, unsystematic observation, semi-structured interviews, walkthrough and anthropometric analysis. The results of this POE allowed it to propose interventions for improvement of the studied environment and project recommendations for retail establishments in the same industry.
-