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GONÇALVES, Camila; SOUZA, Roberta. Uso de sistemas de iluminação e ventilação: estudo de caso da escola de arquitetura da UFMG. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 15., 2014, Maceió. Anais... Maceió: ANTAC, 2014. p. 1 - 10.
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Resumo

Após a década de 70, a eficiência energética tornou-se um tema muito discutido no Brasil e no mundo e originou diversas ações voltadas à conservação e eficiência. Apesar destes avanços, dados ressaltam que o potencial de economia energética dos edifícios não garante sua economia efetiva, em função de falhas de projetos e de como eles são utilizados. Esta pesquisa, parte de uma dissertação de mestrado, visa avaliar o comportamento de usuários quanto ao uso dos sistemas de iluminação, ventilação e controle da incidência solar. Utilizaram-se como estudo de caso salas de aula e laboratórios da Escola de Arquitetura da UFMG. O objetivo foi analisar, pelo método de Avaliação Pós-Ocupação, o uso destes sistemas e como as edificações e estes sistemas influenciam o comportamento dos usuários. Realizou-se um diagnóstico das salas para verificação das condições de iluminação natural, com o uso do Daysim e a avaliação das horas de insolação e levantamento dos sistemas de sombreamento existentes, levantamento do acionamento do sistema artificial e, para análise do comportamento dos usuários, foram feitas observações in loco, que avaliaram barreiras e potencialidades destes sistemas. As observações buscaram ainda verificar diferenças de comportamento entre grandes grupos de indivíduos, nas salas de aula, e pequenos grupos, nos laboratórios. Verificou-se que há hierarquia no uso dos sistemas nas salas de aula, sendo os professores os principais autores das alterações nestes. Os sistemas, em geral, não atendem às expectativas dos usuários que, em diversos momentos, têm dificuldades quanto ao seu uso. Eles tendem a atuar nos sistemas quando estão incomodados, portanto os ambientes mais eficientes são aqueles que menos exigem que os usuários atuem sobre eles. Desse modo, a principal contribuição deste trabalho foi identificar que o desempenho das edificações é consequência direta da maneira como elas são projetadas e entendidas por seus usuários.

Abstract

 After the 70s, energy efficiency has become a more discussed topic in Brazil and in the world, what originated several actions related to energy conservation and efficiency. Despite these advances, data highlights that the energy’ saving potential of buildings does not guarantee its effective economy, as a consequence of projects’ failure and of how buildings are used. This research, part of a master dissertation, aims to evaluate users’ behavior on the activation of lighting, ventilation and control of solar incidence systems. UFMG Architecture School classrooms and laboratories were used as case study. The aim of this research was analyze, by the Post-Occupancy Evaluation method, the use of these systems and how these buildings and systems influence the behavior of users. We conducted a diagnosis of rooms for verification of natural lighting, using the Daysim and evaluation isolation hours and existing shading systems, artificial lift system and for analysis of user behavior, on-site observations, evaluating barriers and potentials of these systems were made. The observations were also used to verify the differences between large groups of individuals, in classrooms, and small groups, in laboratories. It was observed that there is a hierarchy in the systems use at classrooms, where teachers are the main authors of changes. In general, systems do not achieve users’ expectations, who, at various times, have difficulties regarding to their use. The users tend to act in the systems when they are disturbed, so the most efficient environments are those who least require users to act on them. Thus, the main contribution of this work was to identify that the buildings’ performance is consequence of their project and of the users’ understanding.
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