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Ornstein, Sheila; Barbosa, Maria. Wayfinding para pessoas com deficiência visual no sistema metroviário. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DO PROJETO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 3., ENCONTRO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO, 6., 2013, Campinas. Anais... Campinas, 2013.p.1689-1701.
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Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 2
Índice h: 1  
Co-autores: 6

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 32 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 186
Índice h: 7  
Co-autores: 330

Resumo

 O objetivo deste trabalho é apresentar a avaliação da percepção dos usuários com deficiência visual em relação à acessibilidade das estações e dos trens do sistema metroviário da cidade de São Paulo, por meio da aplicação de métodos e técnicas de Avaliação Pós-Ocupação – APO e Avaliação de Desempenho em Uso - ADU, integrante da tese de doutorado em andamento1. Trata-se de uma pesquisa exploratória com abordagens qualitativa e quantitativa combinadas. Entre os materiais e métodos utilizados, destaca-se a aplicação de questionários junto às pessoas com deficiência visual que utilizam o sistema habitualmente2. Os resultados obtidos possibilitam a identificação de aspectos positivos e negativos da mobilidade nesse sistema metroviário. Os aspectos identificados permitem relacionar a percepção dos usuários com deficiência visual – cego ou com baixa visão - à qualidade dos ambientes e dos serviços oferecidos. Os resultados obtidos devem contribuir com a realimentação do processo de projeto, construção, uso, operação e manutenção das estações e trens do sistema metroviário.

Abstract

 The objective of the paper is to present the evaluation of visually impaired users perception in relation to the accessibility of the São Paulo subway system, through the application of Post-Occupancy Evaluation – POE – and Performance and Usability Evaluation – PUE – methods and techniques, part of the PhD thesis in progress1. This is an explorative research of both qualitative and quantitative approaches in combination. Amongst the materials and methods used, we highlight the response to questionnaires to people with visual impairments who use the system usually. The results have enabled the identification of positive and negative aspects of the mobility in this subway system. The aspects identified in the research can relate the visually impaired users’ perception – in the case of blind or of people with low vision –, in relation to the quality of the environment and services provided. The results obtained should contribute with feedback in the process of design, construction, use, operation and maintenance of the stations and trains of the subway system.
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