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TAKAHASHI, Vanessa Fátima de Medeiros; BERTOLI, Stelamaris Rolla. Relação entre atributos acústicos e características arquitetônicas de salas de concerto aplicando o método da síntese da forma. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 12, n. 1, p. 193-205, jan./mar. 2012.
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Resumo

O artigo apresenta as relações das características arquitetônicas com a qualidade sonora da sala de concerto da Filarmônica de Berlim. Esteestudo foi realizado por meio do método da síntese da forma propostopor Alexander, constituindo-se na primeira desta metodologia emprojetos acústicos. A utilização desse método como uma ferramenta de análiseprocura compreender as soluções adotadas por cada projetista no desenvolvimentodo projeto, e com isso otimizar o processo de projeto, tornando-o mais claro emenos dependente da tentativa e erro. Por meio dessa metodologia conseguiu-seestabelecer uma hierarquia de relações e de dependência das características doprojeto arquitetônico da Filarmônica de Berlim. O resultado dessa hierarquiapermitiu entender como o projeto se articula e como uma determinadacaracterística arquitetônica influi no resultado da acústica da sala. Essa otimização do processo de projeto busca melhorar o diálogo e o desempenho da equipe envolvida no projeto, assim como evitar erros dispendiosos já que o processo se torna mais transparente.

Abstract

This article discusses the influence of architectural design on the acoustic qualityof the Berlin Philharmonic concert hall. This study was carried out using themethodology “Notes on the synthesis of form” proposed by Alexander (1977). Thisis the application of this methodology in acoustic design. The study seeks tounderstand the solutions adopted by each designer during the development of thedesign, hence optimizing the design process, making it more transparent and lessdependent on trial and error. This methodology showed a hierarchy ofrelationships and dependency of the characteristics of the design of the BerlinPhilharmonic. The result of this hierarchy helped to understand how the design isarticulated and how particular design solutions influence the acoustics of theroom. This optimization of the design process seeks to improve communicationand the performance of the team involved in the design, as well as to avoid costlymistakes, as the process becomes more transparent.
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