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GUIDALLI, Cláudia. Diretrizes para o projeto de salas de aula em universidades visando o bem-estar do usuário. 265p. Dissertação (Mestrado) - Curso de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.
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Resumo

 A sala de aula tem a finalidade de dar suporte ao processo de formação do aluno. Para isso, precisa ser projetada para proporcionar conforto físico e psicológico ao usuário e para atender às atividades que nela ocorrem. Esta dissertação apresenta um estudo de campo em salas de aula da Universidade de Brasília e da Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis, com o objetivo de investigar se os espaços de salas de aula teóricas do ensino superior encontram-se adequados e favorecem a realização das atividades propostas, como também identificar quais são os atributos relacionados ao bem-estar do usuário. Para o desenvolvimento do trabalho, buscou-se o aporte teórico da Psicologia Ambiental e a aplicação da abordagem multimétodos, composta por: visita exploratória; observações do ambiente, dos traços físicos e do comportamento; entrevista e questioná-rio. A partir desses métodos, pôde-se caracterizar o ambiente em estudo, os usuários e as atividades realizadas. Além disso, possibilitou-se a identificação dos atributos espaciais que qualificam o ambiente de sala de aula. A combinação de diferentes métodos favoreceu resultados mais consistentes que permitiram desenvolver diretrizes de projetos que auxiliem arquitetos a conceberem o espaço de sala de aula mais qualificado e que satisfaçam as necessidades e expectativas dos seus usuários. Desta forma, o ambiente de sala de aula cumpre sua função e contribui para o bom desempenho aca-dêmico e satisfação dos seus usuários.

Abstract

 The classroom is intended to support the process of training the student to do so, must be designed to provide physical and psychological comfort to the user and to attend the activities that occur in it. This dissertation presents a field study in classrooms at the University of Brasilia and Federal University of Santa Catarina in Florianopolis, in order to investigate the spaces of classrooms theoretical higher education are appropriate and conducive to achieving the proposed activities, as well as to identify which attributes are related to the welfare of the user. For development work aimed to the theoretical contribution of environmental psychology and the application approach multiple methods comprising: exploratory visit, observations of the environment, physical traits and behavior, interview and questionnaire. From these methods we can characterize the environment in the study, users and activities. Furthermore, it allowed the identification of attributes that qualify the spatial environment of the classroom. The combination of different methods favored more consistent results which allowed to develop guidelines for projects that help architects to design the space of the classroom most qualified and meeting the needs and expectations of its users. Thus, the classroom environment fulfills its function and contributes to academic achievement and satisfaction of its users.
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