Mais informações

BARBOSA, Vinicius Coutinho dos Santos; CARVALHO, Michele Tereza Marques. Impactos do uso x perfil das empresas e analisar seus processos de gestão de projetos. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 14., 2012, Juiz de Fora. Anais... Juiz De Fora: ANTAC, 2012.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 3 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 4
Índice h: 2  
Co-autores: 5

Resumo

Proposta: A presente pesquisa propõe traçar o perfil das empresas do mercado de construção civil em Brasília em relação ao uso do BIM. A ênfase do projeto é diagnosticar como as empresas de construção e de projeto usam o BIM (Building Information Modeling - Modelagem com Informação para Construção) . O BIM é um conceito que envolve um novo processo construtivo e se difere quase que por completo dos processos atuais, para isso são necessário certas adaptações nas empresas para que seja possível utilizá-lo. Essas adaptações são o grande empecilho para a introdução do BIM dentro de uma empresa. A maior dificuldade é o investimento para mudar todo o processo. No processo convencional, há o estudo preliminar, quando se inicia todas as bases técnicas, legal e de produto; na sequência o projeto legal, o anteprojeto ou pré- executivo, para por ultimo o projeto executivo, onde todas as informações são inseridas com detalhes. Diferentemente, o processo com o conceito BIM, produz o modelo onde todas as informações e detalhamento do projeto acontecem no inicio do projeto. Isso é possível porque o projeto é um único modelo tridimensional, recebendo dados de todas as cadeiras de projeto. O objetivo dessa pesquisa é quantificar quantas empresas estão investindo tempo, dinheiro e energia para essa adaptação, e quantificar o investimento ou necessidade do mesmo para possibilitar o uso do BIM, e analisar a viabilidade do investimento no presente mercado. Método de pesquisa/Abordagens: A metodologia utilizada nesse trabalho é pesquisa de campo e análise quantitativa de dados. Primeiramente foi levantada uma base de dados a partir de informações do SindusconDF e Crea-DF, em seguida retirou-se uma amostra aleatória e sendo feito o contato com as empresas, uma amostra menor com requisito de obter uma gestão de qualidade na empresa foi gerada. O questionário é aplicado, adaptado para área de atuação da empresa, para obter as informações necessárias. Os dados então são agrupados de forma a ser possível uma fazer uma comparação. Resultados: Até o presente momento, poucas empresas no mercado de Brasília tem mostrado o conhecimento sobre o BIM, sendo a maior fatia na área de projetos arquitetônicos e em fase de implantação. O investimento ainda não tem sido alto e o retorno não pode ser quantificado. Contribuições/Originalidade: O mapeamento do mercado de Brasília sobre o uso de uma tecnologia que já está presente no mercado de construção dos países desenvolvidos. Apresentação do conceito BIM, vantagens e desvantagens, provável retorno financeiro às empresas que participaram da pesquisa.
-