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SAGGIN, Kátia Regina; DE ANDRADE, Patrícia Adriana Marques; NAKATA, Camila Mayumi. Análises no isolamento acústico em salas de música da universidade do sagrado coração – USC. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 14., 2012, Juiz de Fora. Anais... Juiz De Fora: ANTAC, 2012.
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Resumo

Considera-se que o estudo da propagação de ruídos e as formas de tratamento para isolamentoacústico são muito importantes para melhorias no desempenho de ambientes destinados aoensino. Quando se trata de ambientes de ensino de música, esses devem ser tratados tanto para oisolamento acústico quanto para a absorção sonora, importantes para o conforto acústico emelhor desempenho. Certos cuidados tomados no planejamento de ambientes podem auxiliar naconcentração de seus usuários, auxiliando assim no aprendizado. Os cuidados devem serconsiderados tanto no planejamento desses ambientes quanto na pós-ocupação. O presenteestudo tem como objetivo analisar a acústica de algumas salas do laboratório de música daUniversidade Sagrado Coração (USC, Bauru-SP). A metodologia consistiu em medições combase nas recomendações da NBR 10151. Os resultados obtidos foram analisados de acordo comos valores estabelecidos pela NBR 10152 em dB (A) para o conforto acústico. Três diferentessalas destinadas ao ensino da música (salas 7, 13 e 18) foram analisadas e duas delasapresentaram valores acima dos estabelecidos para o conforto acústico. Dessa forma consideraserelevante a proposição de alteração de tipo de material para uma melhoria no desempenhoacústico dessas salas, evitando-se que ruídos externos interfiram no aprendizado dos alunos quefazem uso dessas.

Abstract

It is considered that the study of the propagation of noise and forms of treatment for soundinsulation are very important to performance improvements of environments for teaching. Whenit comes to music teaching environments, these should be treated for both soundproofing and forsound absorption, important for comfort and better acoustic performance. Certain care taken inplanning environments can aid in concentration of its users, thereby aiding in learning. Caremust be taken both in the planning of these environments as in post-occupation. This study aimsto analyze the acoustics of some of the laboratory rooms of music Sacred Heart University (USC,Bauru-SP). The methodology consisted of measurements based on the recommendations of NBR10151. The results were analyzed according to the values set by the NBR 10152 in dB (A) for acoustic comfort. Three different rooms for the teaching of music (rooms 7, 13 and 18) wereanalyzed and two of them had values above the established for acoustic comfort. Thus it isconsidered relevant to propose amendment of such materials to an improvement in acousticperformance of these rooms, avoiding extraneous noises that interfere with the learning ofstudents who use these.
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