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ROCHA, Luciani Maria Vieira; SOUZA, Léa Cristina Lucas; CASTILHO, Francisco José Vigeta. Ocupação do solo e ilha de calor noturna em avenidas marginais a um córrego urbano. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 11, n. 3, p. 161-175, jul./set. 2011.
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Resumo

Este artigo trata da influência da morfologia urbana na temperatura do ar ao longo das avenidas Alberto Andaló e José Munia, em São José do Rio Preto. Quatro pontos dessas avenidas, ambas situadas ao longo do Córrego Canela, foram selecionados como pontos de coleta de dados de temperatura do ar. Os resultados revelaram que há diferenças de temperaturas entre os pontos. Foram utilizados mapas contendo dados cadastrais e morfológicos, tais como levantamento topográfico, uso e ocupação do solo, configuração das quadras e lotes, altura das edificações e cobertura do solo, obtidos da Prefeitura ou por imagem de satélite e observações de campo. A relação dos dados com as características de uso e ocupação do solo demonstrou uma influência significativa da presença de vegetação e permeabilidade do solo na diminuição da temperatura do ar noturna e, consequentemente, minimização das ilhas de calor. Também se verificou que as áreas com maior ocupação com construções e com maior pavimentação nas ruas e quadras perderam menos calor, levando à formação de ilhas de calor noturnas mais intensas.

Abstract

This paper discusses the influence of urban morphology on air temperatures along the avenues Alberto Andaló and José Munia, in São José do Rio Preto. Four places in those avenues were chosen for thermal data collection - both are located along the Canela stream,. The results revealed temperature differences between the four points. The study used maps containing cadastra and morphological data, such as land use, topography, configuration of blocks and lots, building heights and ground cover, either developed by the local authority or obtained from satellite imagery and field observation. The relationships between these data and the characteristics of land use and occupation showed a significant decrease in air temperatures during the night, due to the presence of vegetation and soil permeability, reducing heat islands. Conversely, areas with high occupancy of buildings and intensely paved areas and blocks lost less heat, leading to the formation of the highest urban heat islands during the night period.
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