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MARTINS, J. C.; MAGAGNIN, R. C. Sistema de indicadores para avaliação da acessibilidade das calçadas. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 13., 2010, Canela. Anais... Canela: ANTAC, 2010.
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Co-autores: 1

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Resumo

As cidades brasileiras, incluindo as de pequeno e médio portes, têm reproduzido ao longo dos anos um modelo de circulação que está provocando a redução dos índices de mobilidade e acessibilidade, pois todo o sistema viário está pautado no transporte individual motorizado. As cidades adaptaram toda sua infraestrutura para atender a esta demanda crescente, ampliando o sistema viário para garantir a fluidez no trânsito desejável. Com isto, deixou-se para um segundo plano o incentivo à utilização dos transportes mais sustentáveis ou a utilização dos meios não motorizados, e em particular a definição de ações (investimentos e projetos em infraestrutura) que pudessem contribuir para o aumento na utilização do modo a pé. Estudos apontam que as cidades brasileiras apresentam muita semelhança nos problemas relacionados à circulação de pedestres, pois são poucos os municípios que têm adotado medidas para melhorar e incentivar a mobilidade e a acessibilidade urbanas dos modos não motorizados. Diante do exposto, esta pesquisa teve como objetivo desenvolver um sistema de indicadores para avaliar a acessibilidade das calçadas em cidades brasileiras de pequeno e médio porte. Para a definição dos indicadores foi realizado um levantamento bibliográfico baseado em estudos desenvolvidos por alguns pesquisadores da área que permitem analisar a calçada através dos seguintes parâmetros: Qualidade de Conforto (largura efetiva, estado de conservação da superfície, inclinação longitudinal e transversal e revestimento do pavimento); Qualidade de Segurança (rampas de travessia, sinalização tátil, sinalização vertical, visão de aproximação dos veículos e interseção com semáforo para pedestres); e Qualidade do Ambiente (arborização, iluminação e mobiliário). Como resultado pode-se afirmar que estes indicadores podem contribuir para a realização de um diagnóstico referente a acessibilidade das calçadas com o intuito de propor diretrizes que possam ser executadas a curto e médio prazo tornando-as acessíveis aos pedestres, independente de sua faixa etária ou restrição de mobilidade. 
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