Mais informações

ARAÚJO, Nelma; MEIRA, Gibson. Diagnóstico e indicadores da gestão imobiliária praticada na grande João Pessoa. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 3., 2003, São Carlos. Anais... São Carlos: ANTAC, 2003. p.1 - 7.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

GIBSON
Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 1
Índice h: 1  
Co-autores: 6

Resumo

 As empresas imobiliárias, bem como qualquer outro tipo de empresa, necessitam de informações para avaliar o seu desempenho e para, caso se faça necessário, implementar ações de melhoria, na busca de uma melhor qualidade dos serviços prestados e de um maior volume de negócios em carteira. Todavia, essa atividade não possui dados confiáveis que possam servir de subsídios na tomada de decisões. Nesse
sentido, este trabalho apresenta um diagnóstico das empresas imobiliárias de maior representatividade, em termos de volume de negócios em carteira, que atuam no mercado da grande João Pessoa. O diagnóstico aponta as características de cada empresa e os tipos de negócios em carteira, bem como alguns indicadores dos projetos comercializados pelas imobiliárias e das dificuldades apresentadas por projetos para serem comercializados. Em seguida, o trabalho apresenta, também, algumas considerações sobre o tema em foco, objetivando servir de ferramenta para estudos futuros, além de evidenciar as vantagens gerenciais que as empresas podem obter através da utilização dos indicadores.

Abstract

 The real estate companies, as well as any another type of company, need information to evaluate its performance and for, in case that it is necessary, apply actions for improvement, in the search of a better quality of business-oriented the rendered services and a bigger volume in offer. However, this activity does not possess given trustworthy information that can serve of subsidies in making of decisions. Therefore, this work presents a diagnosis of the real estate companies of bigger representation, in business-oriented terms of volume in offer, that act in the market of the great João Pessoa. The diagnosis points the business-oriented characteristics of each company and types in offer, as well as some pointers of the projects commercialized for the real estate ones and of the difficulties presented for projects to be commercialized. After that, the work presents, also, some observations on the subject in focus, objectifying to serve as tool for future studies, besides evidencing the managemental advantages that the companies can get through the use of the pointers.
-