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Drach, P.; Vasconcellos, V.; Corbella, O. Desenvolvimento de experimentos didáticos para visualização de vento: simulação experimental em túnel de vento e simulação computacional. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 13., 2010, Canela. Anais...  Canela: ANTAC, 2010. p. 1-10.
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Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 13 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 24
Índice h: 4  
Co-autores: 22

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 2 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 2
Índice h: 1  
Co-autores: 10

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 3 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 5
Índice h: 2  
Co-autores: 15

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de uma série de simulações experimentais e computacionais para observação e análise dos caminhos do vento na cidade. Estes resultados fazem parte do desenvolvimento de um conjunto de experimentos e de materiais didáticos que permitam a visualização de vento em maquetes arquitetônicas, urbanas e computacionais. As simulações experimentais em túnel de vento vêm sendo desenvolvidas pelo grupo de Urbanismo Bioclimático e Sustentável – URBIS no túnel de vento da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro – FAU-UFRJ, utilizando técnicas de visualização, entre elas a do arrasto de areia. A visualização imediata do efeito do vento no nível do pedestre pode auxiliar os envolvidos no desenho urbano, sobretudo na especificação das variáveis projetuais visando ao conforto dos ambientes externos, como por exemplo, das áreas mais ou menos ventiladas, permitindo, ainda, apontar a possibilidade de formação das ilhas de calor. A simulação computacional contribui como outra forma de avaliação para acrescentar dados para o desenvolvimento de um “banco de experimentos” pautados na visualização do que ocorre nos espaços em termos de ventilação. Os resultados da simulação computacional são apresentados através dos campos de vetores e das isofaixas dos campos de vento. Os resultados obtidos, até o presente, indicam que a construção de um conjunto de documentos capaz de auxiliar os envolvidos no desenvolvimento de projetos é uma tarefa possível, inclusive de forma não presencial, uma vez, que imagens fotográficas, filmes e gráficos podem ser utilizados em aulas, seminários e apresentações.
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