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Souza, Victor; Souza, Alex. Pontes rodoviárias: alternativas estruturais em aço. In: ENCONTRO TECNOLÓGICO DA ENGENHARIA CIVIL E ARQUITETURA, 7., 2009, Maringá. Anais... Maringá, 2009.
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Resumo

Nesse trabalho são descritos os principais sistemas estruturais para pontes em aço, destacando suas principais características, vantagens, desvantagens e aplicabilidade. Espera-se que esse artigo facilite e aumente os conhecimentos de estudantes e profissionais da engenharia, sobre a escolha do tipo de estrutura a se utilizar para construção de uma ponte rodoviária em aço e incentive estudos voltados para o assunto abordado. As construções de pontes metálicas datam desde o século XVIII, onde o ferro fundido foi utilizado na construção da primeira ponte metálica que se estendia sobre o rio Severn, a Ponte de Ferro. No Brasil, como apresentará esse trabalho, não existem trabalhos acadêmicos ou profissionais e normas técnicas em números significativo voltadas às pontes metálicas, além disso, é pequeno o número de obras de pontes metálicas quando comparadasa outros sistemas ou materiais. As pontes metálicas são conhecidas por vencere m grandes vãos,porém, pontes em viga reta mista de aço e concreto são competitivas também em pequenos vãos. Os conhecimentos exigidos para projeto e construção de pontes são abrangentes, variando desde conhecimentos para a escolha do tipo de aço a ser empregado, especificado em projeto, passando pelo conhecimento dos processos de fabricação e montagem, e não podendo ser excluída a sensibilidade estética por ser a ponte uma obra de grande integração com o meio ambiente ao seu entorno, e sempre buscando a proteção do mesmo. Para incrementar o uso de estruturas de aço no Brasil, tanto em edifícios como em pontes, e acompanhar o crescimento, são necessários pesquisas e desenvolvimentos dos processos de projetos e construtivos adequados a realidade da construção metálica brasileira.
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