Mais informações

Sedrez, Maycon. Forma fractal no ensino de projeto arquitetônico assistido por computador. Orientação de Alice Theresinha Cybis Pereira.159 f., ilDissertação (Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

O surgimento da Arquitetura Fractal ocorre quando conceitos da Geometria Fractal passam a ser aplicados na arquitetura. Na metade da década de 1980, arquitetos começam a utilizar conceitos dos fractais em seus projetos, até que a Arquitetura Fractal seja identificada como uma tendência arquitetônica, a partir de 1995. Diversos pesquisadores propõem modelos de composição da forma arquitetônica ou projetos baseados na Geometria Fractal. Esta pesquisa visa a elaborar um hiperlivro para o Ambiente Virtual de Aprendizagem em Arquitetura e Design (AVAAD), voltado para o ensino de projeto arquitetônico assistido por computador (CAAD – Computer-Aided Architectural Design). O resultado é um conteúdo pedagógico sobre Arquitetura Fractal e atividades de composição de formas baseadas nos fractais como sistema generativo. Esta proposta se configura em uma estratégia para a introdução, no ensino de Arquitetura, do conteúdo Geometria e Arquitetura Fractal.

Abstract

The Fractal Architecture arise occurs when concepts of Fractal Geometry are applied in architecture. Architects start using concepts of fractals in their designs in the middle of 80’s. Finally, the Fractal Architecture is identified as an architectural trend from 1995 until today. Several researchers suggest methods of architectural shape composition or design methods based on fractal geometry. This investigation intends to elaborate a virtual learning object for the Virtual Learning Environment of Architecture and Design headed to Computer-Aided Architectural Design (CAAD). The result is a pedagogical content about fractal architecture and shape composition with activities based in fractals as generative system. This proposal consist in strategies to bring the content of “Fractal Geometry and Architecture” to the teaching of architecture courses.
-