Mais informações

L. M. Brandão, Luiz; Amaral, Vanine. Acessibilidade nos espaços públicos para pessoas com restrições visuais: análise da implantação de sinalização tátil em campus da Universidade Federal de Alagoas. ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 10., 2009, Natal, RN.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: Nenhum trabalho cadastrado(Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

Ao longo dos últimos anos, no Brasil, diversas leis foram promulgadas no sentido de garantir a existência de espaços públicos acessíveis a todos. Todavia, constata-se que ainda há uma grande carência de acessibilidade nos edifícios públicos brasileiros, realidade observada no caso do campus da Universidade Federal de Alagoas, na cidade de Maceió. No sentido de resolver esse problema, um projeto de adaptação do campus vem sendo executado, com o objetivo de deixá-lo em conformidade com a NBR9050/2004 – Norma que dá diretrizes de acessibilidade no espaço construído. O objetivo do presente trabalho é analisar este projeto de adaptação, com foco nos aspectos referentes à implantação da sinalização tátil. Sugestões são apontadas para futuras revisões da Norma, e a proposição de melhorias para as próximas etapas do projeto. A metodologia consistiu em: Análise Documental da NBR 9050/2004, e de um Manual de Orientação e Mobilidade; Análise Documental do Desenho Arquitetônico do Projeto e Visita Exploratória ao local de estudo; e Passeio Acompanhado de uma pessoa com restrição visual. Como resultados, destacam-se as seguintes recomendações para as futuras revisões da NBR9050: menção às técnicas de mobilidade em seu conteúdo; detalhamento de novas modalidades de pisos táteis, como o de decisão; inserção de orientações de aplicação do piso direcional com relação à distância do meio-fio. Para o Projeto de adaptação do campus da UFAL, foram feitas as seguintes sugestões: remoção de obstáculos identificados no Passeio Acompanhado; uso de guias de balizamento em situações específicas, implantação de pisos de alerta no cruzamento das calçadas, instalação de placas em braile e de Mapas Táteis com orientações sobre o campus.

Abstract

In the past few years, in Brazil, several laws were enacted to ensure the existence of accessible public spaces to all. However, there is still a great lack of accessibility in Brazilian public buildings. Such situation is observed at the Campus of Alagoas Federal University, in the city of Maceió. In solving this problem, a framework design to the readaptation of the Campus is under implementation, in accordance to the NBR9050/2004 – Set of Standards which provides accessibility guidelines in built environment. The aim of this paper is to analyze the campus adjustment design, focusing on aspects concerning the implementation of tactile signals. Suggestions are given for future Brazilian Standard revisions, and proposals are made for improvements of follow-up project stages. The methodology consisted: a revision of the NBR 9050/2004, and of an Orientation and Mobility manual; an Analysis of the Architectural Plan Documentary and Exploratory Visit to the place of study; and Accompanied Tour with a person who has restricted vision. As results, the following recommendations were made to the NBR9050: the inclusion of topics concerning mobility techniques in its content, details of tactile surfaces new methods, such as the “decision floor”; inclusion of guidelines for directional floor application in respect to the distance from the curb. For the Campus adaptation project, the following suggestions were made: the removal of the identified milestones at the Accompanied Walk; use of guides in specific situations; the use of alert floors at the sidewalks crossings; installation of signs in Braille and tactile maps with guidances about the campus.
-