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Mota, Fernanda; PAULINO, Ruth C. Montanheiro. Projeto para centro de educação ambiental seguindo os princípios da sustentabilidade. ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 10., 2009, Natal, RN.
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Resumo

Nos dias atuais, os questionamentos sobre modo de trabalhar, circular, produzir bens materiais e morar tornam-se cada vez maiores e os movimentos ambientalistas mundiais, vêm denunciando a crescente degradação ambiental. A proposta de desenvolvimento sustentável, reafirmado pela agenda 21 1, mostra um caminho a ser seguido em diversas modalidades. A arquitetura e o urbanismo se encaixam nesses questionamentos, desde o projeto à construção das edificações e cidades, e o modo correto a se pensar é em uma “cultura de preservação do planeta e da vida na terra”, onde os projetos de arquitetura satisfaçam tanto os requisitos estéticos quanto os técnicos e que busquem ser ecologicamente sustentáveis, onde os valores ambientais sejam imprescindíveis tanto na hora de projetar como na hora de construir. Tendo em vista a utilização dos princípios e estratégias em busca de uma arquitetura sustentável, este trabalho apresenta uma proposta de projeto arquitetônico para fins de Educação Ambiental, localizado no Jardim Zoobotânico na cidade de Franca, SP. O resultado do projeto apresentado para o Centro de Educação Ambiental demonstra que soluções de projeto conseguem responder as questões ambientais, pelo uso das diretrizes bioclimáticas, utilização de fonte limpa e renovável de energia, materiais de baixo custo energético, ou materiais reciclados que poupem a extração de recursos naturais e a menor geração de resíduos na construção.

Abstract

At the present days, we ask ourselves about the way of working, rounding, goods production and to live has become bigger and the world environmentalist movements has exposed the environmental degradation. The purpose of a sustainable development, agreed and confirmed with the agenda 21, shows a path to be follow in many modalities. The architecture and urbanism are part of this questions, from its project to the construction and building of cities, and also the wrights way of thinking in a “culture of preservations of the planet and life on earth”, where the architecture’s projects satisfies both requisitions, esthetics and techniques in which adequate ecological sustainable, that the environmental values are a must do by the time of projecting and building. It has to have the principle and strategy searching for a sustainable architecture, this work presents a propose of a building with the Environmental Education use, placed at the Zoobothanic Garden in Franca, SP. The result of the project is able to answer environmental questions, for it’s use of sustainable environmental policy’s, using renewable and clean energy resources, materials with environmental low cost or recycled materials that keep natural resources intact and also a lower generation of construction trash.
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