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Nogueira, Marta et al. Análise de desempenho térmico e sua relação com o índice de insalubridade em uma escola pública na cidade de Cuiabá-MT. ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 10., 2009, Natal, RN.
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Co-autores: 1

Resumo

No processo de ensino-aprendizagem que ocorre na sala de aula é necessário que o ambiente físico tenha condições mínimas de conforto, contribuindo positivamente para o desempenho das atividades dos alunos e professores, buscando minimizar, assim, fatores que podem interferir no desempenho psicoeducativo dos usuários. Neste contexto, o conforto térmico é um elemento essencial para garantir uma boa condição ambiental, e é muito importante a preocupação com a escolha dos materiais na concepção de projetos escolares. Para investigar esses fatores foi desenvolvido um estudo de caso em uma sala de aula de uma escola estadual localizada em Cuiabá-MT. O objetivo geral deste artigo foi avaliar o conforto térmico e a salubridade do ambiente, bem como identificar as estratégias bioclimáticas que podem minimizar o desconforto.O desempenho térmico da sala de aula, foi avaliado por meio da Carta Bioclimática de Givoni. Caracterizou-se também os microclimas externo e interno e o índice de insalubridade. As coletas de dados foram realizadas em quatro períodos representativos das estações: primavera, verão, outono e inverno. O conforto térmico foi encontrada em 23% das horas avaliadas e desconforto por calor em cerca de 75% dos mesmas.Observou-se que os ambientes mostraram-se salubres para o uso a que são destinados. Através dos resultados concluiu-se que há necessidade de adaptação da arquitetura local para minimizar o desconforto térmico, promovendo o uso eficiente de energia e auxiliando na produção de novos espaços escolares.

Abstract

In the teaching-learning process that occurs in the classrooms is necessary for the physical environment have the minimum conditions of comfort, contributing positively to the performance of activities of students and teachers, seeking thereby minimize factors that may interfere in performance psycho-educational of the users. In this context, thermal comfort is a key element in ensuring a good environmental condicion , and is very important the concern about the choice of materials in the design of school projects. To investigate these factors was developed a case study in a classroom of a state school located in Cuiabá-MT. The aim of this article was to evaluate the thermal comfort and salubrity of the environment and strategies that can minimize the discomfort. The thermal performance of the classroom, was examined by means of the Charter of Bioclimatic Givoni. Were also characterized the microclimates internal and external and index of insalubrity. The data were collected in four periods representing the seasons: spring, summer, autumn and winter. The thermal comfort was found in 23% of the hours and discomfort assessed by heat at around 75% of them.It was observed that the environments are healthy for the purpose for which they are intended. The results concluded that there need to adapt the architecture to minimize the local thermal discomfort, promoting the efficient use of energy and helping in the production of new school spaces.
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