Mais informações

Farias, Patrícia et al. Conforto térmico e ambiente de trabalho docente em uma escola municipal de Salvador-BA. ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 10., 2009, Natal, RN.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 6 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 6 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 1
Índice h: 1  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

A docência é uma atividade laboral muito importante para o desenvolvimento da sociedade, pois esta categoria profissional tem um papel de relevância em todas as etapas da formação humana. Assim, para diagnosticar o tipo de ambiente ao qual o professor está submetido diariamente, é necessário desenvolver estudos que envolvam avaliações qualitativas e quantitativas. O presente estudo teve como objetivo avaliar as condições de conforto térmico e estresse térmico no ambiente de trabalho do professor. Para isso, as salas de aula foram monitoradas para caracterizar as condições físicas oferecidas no cotidiano diário da Escola Brigadeiro Eduardo Gomes. Foram registradas, entre os dias 02/06/2008 e 06/06/2008, informações sobre temperatura do ar, temperatura de bulbo úmido, temperatura de globo, velocidade do ar e Índice de Bulbo Úmido e Termômetro de Globo (IBUTG). Posteriormente, foram calculados os índices de avaliação de conforto térmico. Os valores foram comparados aos limites e faixas de conforto das normas nacionais e internacionais. Os resultados apresentaram uma situação crítica de extremo desconforto em sala de aula. O IBUTG apresentou resultado máximo de 26,4. O ambiente da sala de aula da escola estudada, portanto, apresentou condições de desconforto, com provável diagnóstico de ambiente insalubre, em períodos anuais mais quentes.

Abstract

A teaching career is a very important for the development of society, because this profession has a role of relevance in all stages of human training. Thus, to diagnose the kind of ambient where the teacher is submitted daily is necessary to develop studies involving qualitative and quantitative assessments. This study aimed to evaluate the conditions of thermal comfort and thermal stress in the work ambient of teachers. For this, the classrooms were monitored to characterize the physical conditions offered in the daily routine of Brigadeiro Eduardo Gomes School. Between 2008/06/02 and 2008/06/06, information on air temperature, wet bulb temperature, globe temperature, air speed and Wet Bulb and Globe Thermometer (WBGT) were collected. Subsequently, indices were calculated for evaluation of thermal comfort. The values were compared to the limits and tracks of comfort on national and international standards. The results showed a critical situation of extreme discomfort in the classroom. The result showed WBGT maximum of 26,4. The environment of the classroom of the school studied, therefore, provides the conditions of discomfort, with a probable diagnosis of unhealthy ambient in annual warmer.
-