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REIS, Tathiana; PICCHI, Flávio. Aplicação da “mentalidade enxuta” ao fluxo de negócios na construção civil . In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 3., 2003, São Carlos. Anais... São Carlos: ANTAC, 2003. p. 1 - 10.
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Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 8 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 26
Índice h: 3  
Co-autores: 40

FLÁVIO AUGUSTO PICCHI
Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 36 (Com arquivo PDF disponíveis: 10)
Citações: 23
Índice h: 3  
Co-autores: 1

Resumo

 A Construção Civil tem despendido grande esforço em melhoria da qualidade e produtividade, como a adoção de sistemas de qualidade, principalmente nas atividades do canteiro de obra. Entretanto, pouca atenção tem sido dada ao "Fluxo de Negócios", no qual, em muitos casos, é consumida grande parte do tempo de realização de um empreendimento. Este fluxo abrange atividades, tais como a identificação da
oportunidade, aprovações, obtenção de financiamento, e outras, as quais envolvem muitos agentes e apresentam diversos desperdícios, em inúmeras idas, vindas e esperas. O objetivo deste estudo é aplicar ao Fluxo de Negócios, de forma exploratória, a “Mentalidade Enxuta” (Lean Thinking), visando propor formas de gerar lançamentos mais rápidos e tempo de resposta mais sintonizado ao mercado, além de reduzir desperdícios existentes. O método utilizado foi o mapeamento de fluxo de valor, adaptado para ambientes administrativos, utilizando-se como estudo de caso um edifício residencial vertical, feito a preço fechado (mercado de incorporação), por uma empresa de pequeno porte, na cidade de Campinas- SP. Concluímos discutindo possibilidades de aplicação desses conceitos às atividades levantadas, de modo a atingir os objetivos referidos. Um estado futuro incorporando estas propostas é desenhado, de forma a vislumbrar os resultados potenciais.

Abstract

 Construction Industry has developed efforts to improve its quality and productivity, for example implementing Quality Systems, mainly in job sites activities. However, little attention has been paid to the “Business Flow”, which, in most cases, takes a major part of the project duration. This flow includes activities as the identification of the opportunity to start a new building, the processes to approve it in government agencies, the process of getting found, and other activities. In this process several organizations are involved, and a lot of waste can be seen, in loops and queues. The objective of this exploratory research is to apply the concepts of the Lean Thinking to the “Business Flow”, aiming to propose ways to reduce waste and the lead-time of delivering a new building. Value stream mapping, adapted for administrative activities, was applied to a case study of a residential building, sold for a fixed price, by a small company, in the city of Campinas-SP. We conclude discussing the possibilities of applying these concepts to this kind of activities. A future state with these suggestions was drawn to show the potential results.
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