Mais informações

P. F. de Brito, Luiz. Metodologia para estimativa do ruído de tráfego: aspectos práticos e de precisão. ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 10., 2009, Natal, RN.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 2 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

A poluição sonora é uma fonte de incômodo a população das cidades. A dinâmica urbana de crescimento das grandes cidades cada vez mais aproxima as rodovias e artérias de tráfego das áreas residenciais de maneira que este pode ser considerado umas das principais geradoras de ruído. Para que seja atenuada esta situação é necessário que haja uma metodologia de avaliação da energia sonora gerada por avenidas e rodovias para que medidas mitigadoras sejam tomadas antes de sua implantação. Os softwares comerciais existentes no mercado são uma opção, mas em algumas situações, enviáveis economicamente. O objetivo deste trabalho é analisar a correlação com a realidade brasileira de três modelos matemáticos de previsão de geração de energia sonora gerada pelo tráfego de veículos. Foram executadas medidas do nível de pressão sonora em pontos pré-determinados e comparados os resultados obtidos com o modelo. Os desvios entre o resultado prático e teórico são compatíveis com os obtidos em outros trabalhos, sendo que alguns utilizaram softwares comerciais. Assim pode-se concluir que a metodologia apresentada é simples e eficiente para análise do ruído gerado por vias de tráfego.

Abstract

Noise pollution is a source of annoyance to urban population. The growth dynamic of large cities is approximating residential areas to roads and traffic so that it can be considered a major noise generator. In order to attenuate this situation it is necessary to have a methodology to evaluate the sound energy generated by avenues and roads, prior to implement any mitigation measure. Commercial softwares available in the market are an option, but in some cases they are impracticable from an economical point of view. The objective of this work is to analyze the correlations, for Brazilian conditions, of three mathematical models that forecast sound energy generated by the traffic of vehicles. The sound pressure level were measured at pre-determined locations and compared with the results derived from the models. The differences between the in situ measurements and the model estimates are comparable with those obtained from related works which, in some cases, used commercial softwares. Therefore, it might be conclude that the presented methodology is efficient to analyze the generated noise from road traffic.
-