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Coelho, Francisco Carvalho de Arruda; Moreira, Kelvya Maria de Vasconcelos. Análise da utilização de fibras de pneus para produção de concreto. ENCONTRO NACIONAL SOBRE APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS NA CONSTRUÇÃO,2009, Feira de Santana, BA.
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Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

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Resumo

O pneu velho é um problema grave de saúde pública, pois serve de criadouro para mosquitos transmissores de doenças e libera fumaça tóxica quando queimado. O trabalho objetiva avaliar o comportamento físico-mecânico e os parâmetros de durabilidade do concreto leve produzido com fibras de pneu. Foram realizados estudos de dosagens e fabricadas três séries de concretos: uma como referência, sem resíduo (CR), e duas com substituição de 15% (C15) e 20% (C20), respectivamente, do agregado miúdo por fibras de pneus coletadas de oficinas recauchutadoras. Foram realizados ensaios de resistência à compressão axial, à tração por compressão diametral e à flexão, absorção de água por imersão e por capilaridade aos 7, 28, 90 e 180 dias de idade dos concretos. A influência do resíduo nas características do concreto foi proporcional ao percentual de resíduo incorporado. Assim, a substituição de 20% do agregado miúdo por fibras de pneu, sem tratamento prévio, representa uma opção na fabricação de artefatos de concreto e elementos empregados na construção civil cujas propriedades determinantes possam ser a baixa densidade, atendendo aos valores mínimos de resistência à compressão, tração e flexão, como blocos de vedação ou elementos de enchimentos de lajes nervuradas

Abstract

The old tire is a serious problem of public health, since it serves of arboretum for transmitting mosquitoes of diseases and releases toxic smoke when burnt. The work aims to value the behavior physicist-mechanic and the parameters of durability of the light concrete produced with fibers of tire. Studies of dosages were carried out and when three series of concrete ones were manufactured: one like reference, without residue (CR), and two with substitution of 15% (C15) and 20% (C20), respectively, of the small lodger for fibers of tires collected of workshops of rethreading. Tests of resistance were carried out to the axial compression, to the traction by diametrical compression and to the flexing, absorption of water by immersion and by capillarity to 7, 28, 90 and 180 days of age of the concrete ones. The influence of the residue in the characteristics of the concrete was proportional to the percentage of incorporated residue. So, the substitution of 20% of the small lodger for fibers of tire, without prior treatment, represents an option in the manufacture of products of concrete and elements employed in the civil construction which determinative properties could be the low density, paying attention to the least values of resistance to the compression, traction and flexing, like blocks of fence or elements of fillings from paving stones with ribs
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