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Nobrega, Renan Dantas Da; Melo, Ricardo Almeida De. Uso de agregados de resíduos da construção civil na pavimentação urbana em João Pessoa. ENCONTRO NACIONAL SOBRE APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS NA CONSTRUÇÃO, 2009, Feira de Santana, BA.
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Resumo

Os resíduos sólidos oriundos da construção civil e da demolição (RCD) de edifícios geram problemas ambientais, como deposição em terrenos baldios, assoreamento de rios e proliferação de pragas e doenças. Também, esses resíduos esgotam a capacidade e reduzem a vida útil de aterros sanitários. Com o intuito de contribuir com a redução dos impactos ambientais, este estudo teve como objetivo a caracterização física e mecânica de agregados reciclados de RCD proveniente da usina de reciclagem de João Pessoa, com vistas à aplicação em camadas de pavimentos. Para analisar os agregados, ensaios de composição granulométrica, dimensão máxima característica, porcentagem passante na peneira 0,42 mm, Índice Suporte Califórnia (ISC), abrasão Los Angeles e índice de forma foram realizados, segundo as especificações da ABNT e DNIT. Com relação à granulometria e ISC, os resultados mostram que os agregados reciclados têm potencial uso em camada de sub-base. Entretanto, as amostras não atenderam aos requisitos de porcentagem passante na peneira 0,42 mm e índice de forma, mas a adoção de soluções simples permite o enquadramento nas especificações. A utilização de agregados reciclados em pavimentação pode contribuir para minimizar os impactos ambientais e reduzir os custos de pavimentação de vias urbanas da cidade de João Pessoa.

Abstract

The wastes of construction/demolition industry can produce many environmental impacts, like deposition in abandoned lands, sedimentation of rivers and proliferation of plagues and illnesses. Also, the wastes exhaust capacity of sanitary landfills and reduce the life cycle of them. To contribute for decreasing of environmental impacts, the objective of this work was to characterize the physical and mechanical properties of the recycled aggregates by civil construction wastes recycling plant in João Pessoa, for application on pavement layers. To analyze the recycled aggregates, tests of particle size distribution, maximum characteristic dimension, percentage through sieve of 0.42 mm, California Bearing Ratio (CBR), Los Angeles abrasion and flat and elongated particles were made, accordingly of ABNT and DNIT specifications. The results obtained from particle size distribution and CBR have shown the recycled aggregates can be used on sub-base of urban pavement. Although, the results from percentage through sieves of 0.42 mm and flat and elongated particles have failed, but if simple solutions will be adopted, the material can be applicated to pavement. The use of recycled aggregates can contribute to decrease environmental impacts and the paving costs of urban streets of the city of João Pessoa.
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